Semana da Água: Secretaria de Meio Ambiente e parceiros realizam recuperação de nascentes na Zona Rural de Barreiras

Publicada em 24/03/2022 às 08:40

Fonte Dircom

Em Barreiras, a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água está sendo marcada pelo trabalho de recuperação e proteção de nascentes na zona rural do município. A ação está sendo realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentro do Programa Barreiras Verde e Sustentável em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba e aconteceu na comunidade da Tabua da Água Vermelha, na manhã desta quarta-feira, 23.

Participaram da ação de recuperação o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; o técnico da área de educação ambiental, Ronaldo Ursulino; a coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental da Unidade Regional da Embasa, Joana Tomasi e demais técnicos. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade vem intensificando os esforços necessários para que o município aumente a cada dia o número de nascentes em recuperação. Na execução desse projeto já foram recuperadas nascentes em várias comunidades, como por exemplo, na Boa Vista, Vau Teiú, Mangabeira e Riacho Dantas.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental da Unidade Regional da Embasa, Joana Tomasi, “essa é uma parceria que nós desejávamos ter a bastante tempo, e agora, conseguimos vincular essas duas instituições e começamos nesta semana da água, a realizar essa recuperação e proteção de nascentes. Durante essa semana teremos outras ações, porém, essa atividade é importante tanto para a preservação dos recursos hídricos, quanto para a vida das pessoas que dependem dessas fontes naturais”, disse.

O morador da comunidade Tabua da Água Vermelha, Sinval dos Santos, disse ser muito importante que essas nascentes sejam recuperadas, pois essa água vem fortalecer a produção de alimentos da agricultura familiar. “Vamos colaborar na preservação da nascente de água que temos aqui, fico muito feliz com essa ação na Tabua da Água Vermelha”, disse.

Presente na ação, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade explicou qual método de recuperação utilizado. “Na Semana da Água estamos aqui com toda a equipe na comunidade da Tabua da Água Vermelha recuperando mais uma nascente, utilizando o método caxambu e de isolamento de Áreas de Preservação Permanente. É um projeto desenvolvido através do Programa Barreiras Verde e Sustentável onde a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, parceiros, e a de hoje é a Embasa, e destacando que esse trabalho de recuperação de nascentes foi desenvolvido junto com os produtores rurais de Barreiras”, falou Demósthenes Júnior.

 

Ainda de acordo com o secretário, um macroprojeto de conservação da microbacia do Rio de Ondas, desenvolvido em parceria com a Codevasf e o Instituto Iaiba faz um controle erosivo com a construção de barragens de acumulação de água da chuva, evitando assim, o processo erosivo e a elevação de sedimentos para dentro dos rios, essas barragens também tem a finalidade de carregar nosso aquífero e estamos ampliando em toda comunidade rural essa ação de recuperação hidroambiental, finalizou.

Além da recuperação das nascentes na comunidade da Tabua da Água Vermelha, nesta quinta-feira, 24, as equipes realizaram o plantio de 150 mudas de plantas das espécies de buriti, ipês roxo e amarelo, jatobá, embaúba, flamboyant e ingá. Para esta quinta-feira, 23, as equipes estarão na comunidade do Val da Boa Esperança em mais um trabalho de proteção e recuperação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br