Publicada em 20/10/2015 Ã s 08:19
Da redação JornalNF | Fotos Wellington José
Um grande incêndio está destruindo a vegetação do cerrado entre as cidades de Riachão das Neves e Barreiras, Oeste da Bahia. O longo perÃodo de estiagem e a baixa humidade do ar, que nessa época beira os 20%, tem favorecido a propagação das chamas.
Brigadistas tentam conter o fogo, mas o difÃcil acesso tem atrapalhado. Um helicóptero tem sobrevoado o local tentando identificar a melhor maneira de debelar as chamas. Outro incêndio descontrolado ocorria no mesmo momento no alto da Serra do Saco, à s margens da BR 242, sentido Barreiras/Salvador, proximidades do povoado de Tabua.
Em sua maioria os incêndios que ocorrem nessa época do ano são criminosos causados por caçadores ou mesmo por proprietários de terras que usam o fogo de forma errada para limpar a área. Não se preocupam em fazer aceiros capazes de impedir que as chamas avancem para as áreas lindeiras e causam grandes prejuÃzos para os vizinhos e para a natureza, com a destruição da flora e da fauna local.
Nem mesmo o sol escaldante que costuma maltratar o Oeste neste perÃodo do ano foi capaz transpor a espessa nuvem de fumaça que cobriu a cidade de Barreiras na tarde de ontem, 19.
0 Comentários