IDP e Oeste da Bahia debatem uso da água em seminário na quinta, 24

Publicada em 23/02/2022 às 14:13

Evento on-line Águas do Oeste: legislação e boas práticas de irrigação no agronegócio discute como aliar meio ambiente e atividade econômica

Ascom Abapa

Considerado um polo de excelência em agronegócio no país, o Oeste da Bahia tem liderado estudos sobre o correto manejo da água para irrigação. Em mais uma etapa do debate, a Associação dos Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) promovem, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o seminário “Águas do Oeste: legislação e boas práticas de irrigação no agronegócio”.

O evento é on-line e ocorrerá na quinta-feira, 24, das 15h às 17h, na plataforma de transmissão ou página do IDP no YouTube. A participação é gratuita e é necessário se inscrever no site da instituição.

No caso do Oeste baiano, a atenção dos produtores se volta ao acompanhamento dos rios locais, como forma de garantir do uso da água pela agricultura nos limites fixados pela lei ambiental pelas normas técnicas e pela capacidade de recomposição do Aquífero Urucuia.

Um dos princípios da atividade agrícola na região é o embasamento técnico e científico em todas as etapas do processo produtivo. “Nossa atividade produtiva depende diretamente do equilíbrio com o meio ambiente. Por isso, é nosso interesse ampliar o conhecimento de todos sobre o tema. A discussão sobre o acesso à água veio para ficar”, avalia o presidente da Abapa, Luiz Bergamaschi.

O seminário conta ainda com a participação do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados e fundador da Rede Nacional de Irrigantes (RNAI), Lineu Rodrigues; do diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Irrigação, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri-BA), Djalma Pereira Seixas; do gerente de projetos da Aiba, Eneas Porto e do engenheiro agrônomo e consultor em agrossistemas integrados, José Roberto de Menezes.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br