Greenpeace promove na Ufob o lançamento do Relatório Segure a Linha – A expansão do agronegócio e a disputa pelo cerrado

Publicada em 13/05/2019 às 08:49

Acontece no próximo dia 17, no Campus Reitor Edgard Santos, da Universidade Federal do Oeste, em Barreiras, o lançamento do Relatório Segure a Linha – A expansão do agronegócio e a disputa pelo cerrado. O relatório trata dos impactos socioeconômicos decorrentes da expansão do agronegócio, particularmente da soja, no Matopiba, região agrícola que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O lançamento contará com apresentação dos principais resultados do estudo realizado pelo Professor Arilson Favareto da Universidade Federal do ABC. Na sequência, haverá debate com representantes dos diferentes setores da sociedade no sentido de construir real diálogo em torno de soluções para problemas existentes no oeste baiano.

Segundo o relatório, o Matopiba é atualmente uma das principais frentes de expansão do agronegócio no Brasil, com altos índices de desmatado. Nesse relatório será apresentado o resultado de mais de 150 entrevistas com lideranças de todos os setores e de mais de 7 mil KM percorridos em toda a região, com destaque para os municípios campeões na produção de soja. O estudo mostra que os efeitos positivos dessa atividade econômica são muito localizado e concentrados. Além destas conclusões, serão apresentado outras importantes análises.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br