AMA traz Nelson Marra para falar de Autismo com Amor

Publicada em 14/04/2016 às 11:43

autismo1

Texto Miriam Hermes | Foto divulgação

A Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (Ama) promove no dia 17 de abril (domingo), às 19h, uma palestra com o autista, formado em Artes Cênicas, Nelson Marra. O evento acontece no auditório da Câmara de Vereadores da cidade e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Com a proposta de dividir sua experiência de vida com familiares, profissionais da área de educação e saúde que trabalham com pessoas que nasceram com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele, que tem 22 anos, está percorrendo “o Brasil afora” em uma série de eventos que tratam do assunto.

Diagnosticado com síndrome de Asperger, forma mais branda de autismo – sem o comprometimento da fala e da inteligência, Marra, nasceu em Barra do Garças (MT). Atualmente trabalha fazendo palestras e mora no Rio de Janeiro (RJ) onde cursou Artes Cênicas na Casa de Artes Laranjeiras (CAL). Seu objetivo, no entanto, é seguir a carreira da Psicologia, e ele se prepara para isto com convicção.

“Vou relatar minha vivência, com as frustrações e os obstáculos. Todo este processo que recorri para chegar onde estou hoje em dia. Com muito amor vou compartilhar toda história e ensinamentos”, disse em vídeo encaminhado para falar com os moradores de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, onde também faz palestra dia 16 de abril, às 19h no auditório do Senar.

Dedicado em facilitar a vida de familiares e toda a rede de profissionais que atuam com pessoas diagnosticadas com TEA, Nelson Marra tem uma série de artigos focando situações comuns deste público. Com maestria fala sobre a seletividade alimentar, crises de ansiedade, autismo e a escola, cura e tratamento, movimentos repetitivos, explicando as causas com conceitos científicos.

Para a coordenadora da Ama, Joyce Nazario, a palestra é uma oportunidade, principalmente para as famílias, porque ele tem um conhecimento diferenciado do autismo. “Os pais dele passaram muitas dificuldades, pois no início não sabiam o que ele tinha”, afirmou.

Ela destacou que pela simplicidade com que ele fala e por ter enfrentado pessoalmente a situação, “sua mensagem vai chegar com clareza para os pais e demais pessoas que trabalham com autistas”. Joyce Nazario salientou ainda que a falta de conhecimento e tratamentos específicos dificulta muito a vida dos autistas e seus familiares.

MOÇÃO APOIO – Na sessão de ontem (13) na Câmara de Vereadores de Barreiras, a Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (Ama) ocupou a Tribuna Popular para falar da entidade e expor as principais dificuldades enfrentadas pelas famílias de autistas na cidade.

A coordenadora Joyce Nazario e a psicopedagoga especialista em autismo, Maureen Coité, falaram pela entidade. Na oportunidade, a associação foi homenageada com uma Moção de Aplausos, aprovada pelos vereadores, pela criação da associação que defende melhoria de vida para os autistas.

Apoios para o evento em Barreiras: Pousada Rancho Verde, UP! Essência, Câmara de Vereadores, Poliart e a Barreiras Informática, que doou um celular que será sorteado para custear o palestrante.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br