Trilhas desafiantes, adrenalina, suor e encontro entre amigos foram a marca da Cotton Bike 2019

Publicada em 09/07/2019 às 11:36

Da redação JornalNF

A manhã do último dia 07, domingo, foi reservada aos esportistas, familiares e amantes da natureza que participaram da Cotton Bike 2019. Com uma super estrutura montada no Haras do Dely, às margens da BR 135, saída para São Desidério, quem esteve presente ao local conferiu a disputa dos atletas inscritos do Mountain Bike Olímpico (XCO), com pontuação válida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e teve à sua disposição música, área de alimentação, slackline e orientações para a saúde e vida saudável.

A prova contou com a participação de 200 atletas da região Oeste da Bahia e de estados como Tocantins, Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.

A novidade desse ano foram as provas kids 1 e 2 nas categorias três a oito anos e nove a 14 anos. Os primeiros a largarem foram a criançada de três a oito anos, que acompanhados dos pais corujas encheram de encantamento, descontração e arrancaram aplausos entre os presentes ao evento.

Após darem uma volta do circuito infantil, especialmente criado para os baixinhos, a meninada foi brindada com o “Espaço Kids”, onde participaram de atividades como jogos de tabuleiro, cabo de guerra, cama elástica, panobol, pintura facial, pula pula, dentre outras ações desenvolvidas em parceria com o Sesc Barreiras.

Assim que se encerraram as duas baterias destinadas aos futuros ciclistas da região, a coisa ficou mais séria. Na 1ª Bateria destinada aos adultos, participaram esportistas nas categorias Elite Feminino, Master C1, Master C2, Juvenil, Iniciante Masculino (A e B) e Iniciante Feminino.

Na 2ª Bateria, com três voltas no circuito de 4,2 KM, participaram as categorias Sub-30, Master A1, Master A2, Master B1 e Master B2.

 

A 3ª e última Bateria aconteceu às 10h e contou com ciclistas nas categorias Elite Masculino, Sub-23 e Júnior.


Na categoria Elite, que contou com atletas profissionais com larga experiência na modalidade XCO, Paula Galan, atual campeã baiana, repetiu o feito do ano passado e venceu a prova com facilidade.

No masculino, o grande vencedor foi Ney Bispo, do município de Mucugê na Chapada Diamantina. Ele completou as cinco voltas em 1h15. Ney Bispo lidera o Campeonato Baiano de Cross Country (XCO) e em 2017 foi o Campeão Brasileiro na categoria.

Segundo Julio Cezar Busato, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), entidade organizadora da Cotton Bike, o evento desse ano superou a edição do ano passado. “Melhoramos toda a infraestrutura, a premiação e por isso pudemos contar com a presença de ciclistas de outros estados, acostumados a disputar provas em nível nacional, embora nosso circuito esteja entre os mais técnicos e exigentes do país. Numa escala de zero a cinco, o circuíto de Barreiras alcançou a nota quatro”, afirmou Busato, ressaltando que a vinda de atletas de outros estados elevou o nível de disputa desse ano e serviu de intercâmbio entre os ciclistas, para que nossos competidores busquem o aperfeiçoamento e melhorem seus níveis de disputa.

Para o presidente da Abapa, o mais emocionante de tudo foram as categorias Kids, principalmente a dos três aos oito anos. “Ver a felicidade estampada no rosto dessas crianças, ver os pais correndo lado a lado, incentivando ou até mesmo segurando as bikes nos momentos em que eles perdiam o controle, serviu de ensinamento a todos. Com certeza foi a grande sensação da Cotton Bike 2019. Quem sabe no futuro não sai daí um futuro campeão de Mountain Bike”, enfatizou Julio Cezar.

A Cotton Bike 2019 distribuiu 15 mil reais em premiação, entre medalhas, troféus e quantias em dinheiro. No ano passado, na sua primeira edição, foi eleito como o terceiro evento mais organizado no Estado da Bahia. A arbitragem ficou por conta de Denildo Gomes, credenciado pela CBC e que saiu com uma boa impressão do evento. “A Cotton Bike teve uma organização de excelência e deixa claro que possui todos os quesitos para sediar uma etapa nacional na categoria XCO”, declarou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br