Setor agrícola articula melhorias na infraestrutura regional com o governo do Estado

Publicada em 28/09/2021 às 10:11

Ascom Aiba

Na ocasião da visita à região Oeste, no mês de agosto, o governador Rui Costa recebeu uma série de solicitações da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa). Uma das prioridades apresentadas é a pavimentação do trecho de nove quilômetros que liga a comunidade de Placas à divisa BA/TO.

Segundo o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, a pavimentação do trecho até a divisa com o Tocantins é estratégico para produtores e para os visitantes que vêm do estado vizinho. “É por essa estrada que as pessoas vindas do Tocantins entram na Bahia. Após subir a serra, chegam à chapada, onde começam as lavouras. Mas o asfalto dessa ligação está totalmente deteriorado. Por isso, acreditamos que seja coerente começar por ali”, explica Odacil Ranzi, presidente da instituição agrícola.

Considerando as demandas das entidades representativas do agro, foram anunciadas obras em duas outras estradas: entre São Desidério e Roda Velha (BA-463), com 125 quilômetros recuperados, e o trajeto de Barreiras a Catolândia. Os investimentos em rodovias em áreas rurais do Oeste baiano devem alcançar R$120 milhões, englobando serviços de requalificação e construção, com extensão de 337,93 quilômetros.

No Anel da Soja – via que interliga diversas áreas produtivas – o total de estradas requalificadas e construídas deve ultrapassar 200 quilômetros de extensão. Rui Costa ressaltou a importância da união dos municípios para realizarem ações capazes de desenvolver a região Oeste. “Nós podemos buscar soluções conjuntas na área da infraestrutura, na área de planejamento, fixando um conceito de consórcio com convicção de gestão”, disse o governante.

Na oportunidade, foram discutidas, também, a implantação do projeto de uso da água na irrigação com inteligência e dinâmica para os produtores, além de ampliação do fundo que possibilita às associações realizarem a manutenção das estradas que escoam a produção agrícola da região.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br