Secti busca parceiros para instalar um parque tecnológico no Oeste da Bahia

Publicada em 06/10/2015 às 21:36

parque

Texto e fotos Ascom Aiba

O chefe de gabinete da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Roberto de Pinho, esteve no dia 29 de setembro, na Aiba, para falar sobre a implantação de um Parque Tecnológico no Oeste da Bahia. Participaram da reunião o vice-prefeito de Barreiras, Paê Barbosa; o agricultor associado da Aiba e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt; o diretor de Responsabilidade Social da Aiba, Helmuth Kieckhofer; a pro-reitora de Pesquisa e Inovação da Ufob, Luciana Machado; o assessor de Políticas Nacionais e Internacionais da Ufob, Almir Vieira da Silva; o pecuarista e empresário, Antônio Balbino; e o assessor da Secti, Sócrates Santana.

Roberto de Pinho explicou que a Secti tem o projeto de implantar três parques tecnológicos no Estado; o primeiro já está em pleno funcionamento em Salvador e os outros dois deverão ser construídos no Oeste da Bahia e em Ilhéus, na região Sul. Segundo ele, o objetivo é aproximar a comunidade científica da sociedade como um todo, fazendo com que os projetos desenvolvidos sejam levados de maneira prática para a população. “Se existe um setor que consegue fazer com que o desenvolvimento científico e a tecnologia de ponta cheguem até o consumidor final, é o agropecuário”, disse Pinho.

Falando pelos agricultores do oeste baiano, Moisés Schmidt relatou que as tecnologias de mecanização, irrigação em pivô central, fitopatologia e de solo, utilizadas na região, estão entre as mais modernas do mundo.

“Diante do potencial de crescimento da região, temos buscado parceiros para disseminar esta tecnologia na Bahia a até nos Estados vizinhos. Se a Secti instalar um parque tecnológico no Oeste, será mais um parceiro para esta difusão de conhecimento e inovação”, afirmou Schmidt.

A previsão do Estado é de que as obras tenham início em 2016.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br