Barreiras entra na rota da energia renovável com a implantação do parque Sertão Solar

Publicada em 03/04/2019 às 07:59

Da redação JornalNF

A necessidade de geração de energia renovável, com baixo potencial poluidor, tem encontrado no Nordeste do Brasil um campo fértil para a instalação de projetos de geração de energia solar. Neste cenário promissor também no oeste baiano, Barreiras não ficou de fora e ganhará em breve um dos maiores parques de energia solar do Brasil.

O projeto da Atlas Renewable Energy, sob a responsabilidade de construção da Tetra+ e Motrice, visa implantar em Barreiras um parque de energia solar em uma área de 300ha localizados na Serra da Bandeira, distante seis quilômetros do aeroporto regional. A expectativa é gerar 500 empregos diretos e em torno de 2.000 indiretos.
Segundo Manoel de Andrade, diretor de desenvolvimento e negócios da Atlas, Barreiras entrará na vanguarda da tecnologia da energia renovável, que tem seu celeiro de produção aqui no Nordeste.

Além de Barreiras, municípios como Bom Jesus da Lapa e Tabocas do Brejo Velho também foram contemplados com parques solares.

Até dezembro de 2018, o setor de energia solar no Brasil possuía 48.613 sistemas fotovoltaicos instalados que, junto às usinas solares, somavam 1,84 GW de capacidade instalada. As previsões apontam que, em 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

Se a projeção se concretizar, logo em 2020 o Brasil terá cerca de 174 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede instalados, representando cerca de 0,21% do total de unidades consumidoras brasileiras passíveis de se adquirir sistemas em geração distribuída. Já em 2024, a projeção é de 886.700 sistemas fotovoltaicos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br