IV FLIB, um espaço de fomento à cultura e à arte

Publicada em 22/05/2019 às 14:10

Texto Assessoria ABL | Foto divulgação IV Flib

Está quase tudo pronto para a IV Festa Literária de Barreiras (Flib) que movimenta o Centro Histórico da cidade de 23 a 25 de maio com eventos simultâneos em diversas praças, como a Castro Alves, Landulfo Alves e Duque de Caxias (do Coreto) e espaços públicos como o Palácio das Artes, o Centro Cultural Rivelino Carvalho e o Mercado Cultural Caparosa.

Hoje pela manhã já chegaram na cidade os escritores Marco Haurélio e Suzana Ventura. Ele fará sua primeira participação amanhã, às 9h30 no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, na Mesa: Cultura dos Gerais Desaguando nas Literaturas, debatendo com Eromar Bomfim e mediação de Márcia Rasia. Ela participará às 15h30, no mesmo espaço, da Mesa: Criação, Produção e Divulgação da Literatura, debatendo com a escritora Ivone Gomes Assis e mediação de Vandré Vilela.

Marilde Guedes recepciona Suzana Ventura e Marco Haurélio no Aeroporto de Barreiras

A expectativa da coordenadora geral do evento, professora Marilde Guedes, é que durante estes três dias as pessoas da região, “especialmente Barreiras, por ser a cidade promotora”, aproveitem a chance de congraçamento e mergulho no universo das letras.

Ela salientou ainda que será uma oportunidade para “conhecer autores premiados da literatura brasileira contemporânea e escritores regionais, como da Academia Barreirense de Letras (ABL), além de escritores mirins e artistas de diversas outras expressões artísticas e culturais”.

Com o tema “Cultura dos Gerais desaguando nas literaturas”, o evento, conforme a professora, “é uma possibilidade de dar destaque a esta cultura predominante no Cerrado, e que seu povo possa reafirmar sua identidade, seu poder de luta e relação com este território”.

Segundo Marilde Guedes, o novo formato do evento, que este ano ocupa o Centro Histórico, segue uma tendência natural, “porque já é uma característica das festas literárias acontecerem em espaços históricos”. Ela lembra que os espaços estão divididos nas trilhas: das Águas, dos Pequis, dos Oitis e dos Buritis, dando oportunidade de diversos eventos ocorrerem no mesmo horário para públicos diferentes.

A realização da Festa Literária é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sendo curadores o Campus IX da Uneb, Ifba, Ufob, NTE 11 e a ABL. O patrocínio é de diversas empresas da iniciativa privada.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br