Correntina recebe projeto “En-cantos dos Gerais: Autos, Ternos e Reisados Teatrais”

Publicada em 03/12/2014 às 10:17

teatro1

Por Culturas Correntes

O projeto En-cantos dos Gerais: Autos, Ternos e Reisados Teatrais, aprovado pelo Edital 008/2014 – Calendário das Artes, segunda chamada, visa o fortalecimento, a formação e qualificação artísticas, mais especificamente na área teatral, de jovens do município de Correntina, Oeste da Bahia, almejando contribuição para o processo de democratização do teatro.

O projeto abarca um curso de teatro que terá como publico alvo pessoas a partir de 14 anos de idade onde será feita montagem e apresentação de um espetáculo teatral a ser apresentados nas ruas de Correntina no período natalino.

“O anseio para a realização desse projeto se dá por ter em meu trabalho de conclusão de curso, entregue à Universidade Federal da Bahia (UFBA) em agosto de 2013, tratado sobre a construção de jogos para o ensino de teatro calcado nas dinâmicas corporais dos reisados do município de Correntina. A escrita do TCC me motivou a querer realizar um trabalho que envolvesse preparação de atores e espetáculo teatral e que com isso pudesse devolver à população da cidade, aquilo que por hora foi pesquisado”, contribui Dominique Faislon, proponente e oficineiro.

O curso será realizado na Cooperativa Educacional de Correntina (Coopeduc), terá inicio no dia 08 de dezembro, às 18h. Tem como objetivo proporcionar um mergulho sobre o universo das dinâmicas corporais da Folia de Reis, dos Ternos (também presente na região) suas metáforas e estética, com a perspectiva de desenvolver habilidades relativas à preparação de atores, dança e elementos musicais.

Esse projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Correntina e da Secretaria de Cultura.

“Acredito que será uma boa experiência desenvolver esse trabalho em Correntina (a cidade que me adotou), ao ponto de está muito ansioso para que comece logo. Os pensamentos não param e a curiosidade de como será o resultado disso é enorme, uma vez que se dará a partir dos meus pensamentos em dialogo com a disposição de cada cursista que se propor a estar no curso”, finaliza Dominique Faislon.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br