Café Literário e Clube da Leitura iniciam programação de aniversário de São Desidério

Publicada em 23/02/2017 às 10:35

Texto e fotos: Biblioteca Municipal

Um momento cultural e literário realizado na Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger, na noite de segunda, 20, marcou a abertura da programação do aniversário de 55 anos de Emancipação Política de São Desidério, comemorado no dia 22 de Fevereiro.  Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secult), o evento contou com a apresentação do projeto Café Literário que tratou a temática “Riquezas da minha terra – 55 anos de São Desidério” e a 17ª edição do Clube da Leitura com a análise literária da obra “O Auto da Compadecida” do autor Ariano Suassuna. Entre os participantes, o presidente da Câmara Legislativa Marusan Ferreira Lima, os vereadores Paulo Luciano, Cleusnélio Santana, Jorge Cavalcante, sócios-leitores do clube, funcionárias da Biblioteca e da Secult.

Com uma apresentação musical, o grupo de Dança Afro Pérola Negra, oriundo do grupo de Capoeira Sangue Bom, abriu as discussões sobre a cultura local. “O nosso grupo tem 15 participantes e em nossas apresentações procuramos valorizar o povo negro e suas lutas”, afirmou a líder do Perola Negra, Zildiane Carvalho. “Esses projetos são muito importantes para o município e no que depender da Câmara vocês terão todo o apoio cultural para continuar incentivando a leitura em nossa cidade”, afirmou o presidente do Legislativo Marusan Lima.

Clube da Leitura – No segundo momento do Projeto Clube da Leitura, foi feita análise literária da obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Contexto social, releitura sobre o autor e linguagem foram eixos norteadores das discussões. “O clube é o principal projeto da Biblioteca hoje, e o objetivo principal é o incentivo à leitura. E nesta 17ª edição, mais uma vez, com a participação expressiva demostra que o publico está correspondendo”, disse a voluntária dos projetos da Biblioteca, Ana Lúcia Souza. Em São Desidério no início dos anos 2000 a obra foi dramatizada pelo grupo de teatro Arte Viva. “Os ensaios eram bem divertidos. Quando um errava o outro já lembrava a fala. A narrativa da obra era tão engraçada que muitas vezes ficava difícil concentrar”, relembrou o participante do Arte Viva, Jason Lopes.

Ao final do encontro foi realizado o tradicional sorteio de livros. “Nesta edição os projetos têm um peso maior em virtude do Aniversário de São Desidério, cidade de belezas e riquezas culturais, com pessoas que fizeram e fazem a história acontecer. E o Clube da Leitura, que há quatro anos sensibilizou o compromisso de fiéis clubistas que participam até hoje” afirmou a assessora técnica da SECULT, Ana Cristina Santos.

A programação do aniversário da cidade tem continuidade nesta terça, 21, a partir das 18h, com início do carnaval de rua com a Banda Sopra Sax na Praça Juarez de Souza, e cortejo pelas ruas da cidade até a Praça Abelardo Alencar, onde haverá exposição fotográfica, apresentação do Grupo de Dança Afro Pérolas Negras, de Capoeira Sangue Bom e encerramento com shows de cantores locais. Na quarta, 22, data oficial do aniversário, a programação começa às 5h com a alvorada festiva nas ruas da cidade, momento cívico às 7h30 na Praça Emerson Barbosa, e em seguida a largada do 1º Eco Bike Masculino na Praça Abelardo Alencar. À tarde, a programação começa a partir das 17h com a chegada dos participantes do Eco Bike, sorteio de brindes e apresentação musical de artistas locais.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br