Tradição do Nazaro se mantém viva em Barreiras

Publicada em 16/02/2018 às 07:10

 

Fonte Dircom

Concentrados em frente ao Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, os cultuadores da tradição do Nazaro saíram pelas principais ruas do centro histórico de Barreiras mantendo viva a tradicional festa dos mascarados de branco, que encerra o carnaval sempre na noite da quarta-feira de cinzas.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Diretoria de Cultura, a festa do Nazaro atraiu a atenção de visitantes e moradores da cidade. Muitas crianças e jovens de várias idades participaram da festa que tem o objetivo de percorrer as ruas do centro histórico jogando ovos, farinha de trigo e talco em quem encontrava em seu trajeto.

Desde 13 de setembro de 2017, através da Lei 1.266, a festa de Nazaro foi reconhecida como Patrimônio Imaterial Cultural de Barreiras. Com gritos, como “Nazaro morreu do peido que deu”, alguns moradores corriam entrando na brincadeira e outros se trancavam em suas casas para não correr o risco de serem atingidos pelos objetos jogados.

A Cootrans e a Polícia Militar seguiram o cortejo até o encerramento da festa com o intuito de evitar exageros e confusões. Segundo Emília Moreno, essa brincadeira faz parte também do carnaval, esse ano, o Barreiras Folia foi encerrado em grande estilo através dessa cultura folclórica.

“É uma brincadeira divertida e incentivamos os nossos jovens para continuar com essa festa que já é tradição em Barreiras. É uma atividade folclórica e que deve ser mantida sempre”, disse a diretora de Cultura.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br