Termina hoje o encontro Interterritorial de Juventude do Oeste Baiano

Publicada em 22/09/2015 às 13:58

conferencia

Ana Paula Porto

Durante dois dias, no município de Barreiras, a juventude do Oeste baiano discutiu e definiu propostas de políticas públicas a serem apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional de Juventude. As ideias que saírem daqui serão defendidas na Conferência Estadual, em Salvador, pelos delegados e delegadas eleitos para representar a região. De lá, uma proposta ampla e unificada será levada para a Conferência Nacional, em Brasília, no mês de dezembro.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, participou da abertura do evento ao lado da superintendente de Direitos Humanos, Anhamona de Brito, do Coordenador de Políticas para Juventude, Jabes Soares, do presidente do Conselho Estadual de Juventude, Agnaldo Almeida, da representante da juventude local e membro da comissão organizadora do evento, Samanta Gadelha, e de outras autoridades. Na pauta das discussões, o protagonismo juvenil e a transversalidade das políticas para juventude nas áreas de educação, saúde, cultura, desenvolvimento urbano, transportes, entre outros temas, norteiam as discussões que seguem até o final da tarde de hoje, 22.

conferencia2

Na abertura do evento, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Barreiras, o secretário falou sobre a importância da participação e do protagonismo juvenil no processo de transformação social para garantia de direitos fundamentais. “Precisamos disputar as mentes e os corações das nossas crianças e jovens e reconstruir esse tecido social desgastado, com a perda de valores morais, éticos e a desagregação das famílias. Precisamos ocupar esse espaço vazio, e vocês são esses novos líderes. É essa opção que cada um de nós faz, individualmente, que influenciará nesse processo. Espero vocês na Conferência Estadual”, afirmou Reis.

Para o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Agnaldo Almeida, a política de participação social proporciona o rejuvenescimento da representação política, “nesse momento o engajamento político é a melhor proposta para o combate à corrupção”, afirmou. Samanta Gadelha, jovem representante dos territórios de identidade que compõe a região Oeste do estado, também acredita no protagonismo juvenil como forma de consolidação de políticas para o segmento, “esse é um espaço de construção, é uma oportunidade para falarmos diretamente com os governos, estadual e federal, e fazermos com que essas políticas aconteçam de verdade nos nossos municípios”.

conferencia1

A novidade da terceira edição das conferências territoriais fica por conta da eleição direta de 27 mulheres jovens de povos e comunidades tradicionais, que representarão cada Território de Identidade Baiano na Conferência Nacional. No encontro interterritorial da região Norte, sediado em Juazeiro nos dias 17 e 18 de setembro, foi eleita a jovem indígena da etnia Kaimbé, Maria Fernanda Martins, da comunidade indígena Massacará, município de Euclides da Cunha. Até o final da tarde de hoje (22), serão eleitas quatro jovens que representarão os territórios do Oeste do Estado.

Compõe o encontro interterritiorial do Oeste os territórios de identidade da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Sertão Produtivo, Velho Chico e Bacia do Paramirim. Também participaram da abertura do encontro o vice-prefeito de Barreiras, Carlos Augusto Barbosa, a secretária do Trabalho, Emprego e Renda do município, Antônia Pedrosa, o prefeito de Catolândia, Gilvan Pimentel, a representante do IFBA – Barreiras, Elinai Barbora, e a representante da secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), Jamila Costa.

conferencia3

O próximo encontro interterritorial será no município de Seabra, nos dias 24 e 25 de setembro, e reúne os territórios de identidade da Chapada Diamantina, Piemonte Paraguaçu, Piemonte Diamantina, Bacia do Jacuípe e Irecê. Confira a programação completa no site www.justicasocial.ba.gov.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br