Setembro Amarelo: Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio

Publicada em 31/08/2017 às 11:52

 

Por Rosane Ferreira – ascomjosebarbosa@gmail.com

Na noite desta quarta-feira, 30, a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras, foi ocupada pelo médico psiquiatra, Francisco Honorato Leite que abordou o tema: “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Convidado pelo Vereador Dr. José Barbosa (PSC), que é autor da Lei 1.2447/17, que institui o “Setembro Amarelo – Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio”, a ser realizada anualmente na semana que compreender o dia 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio), Dr. Honorato trouxe dados alarmantes acerca de homens, mulheres e até crianças que cometem suicídio.

“Na época fomos procurados por uma comissão de médicos, enfermeiros e psicólogos liderados pelo psiquiatra Francisco Honorato. Eles nos apresentaram números e os trabalhos que já estavam sendo feitos para diminuir os casos em Barreiras. Abraçamos a causa, e, agora fortaleceremos a comissão”, afirmou Dr. José Barbosa.

De acordo com o psiquiatra que desde 2015 faz um trabalho voluntário de conscientização, o suicídio é um assunto sobre o qual se fala muito pouco, mas o número de pessoas que o cometem avança silenciosamente. Mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2012 pela Organização Mundial de Saúde em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando número de 12 mil casos anuais.

 

“O Tabu sobre o tema do suicídio é um dos principais obstáculos no combate desse grave problema de saúde pública. Mas, através de uma abordagem multissetorial abrangente, com uma estratégia municipal de prevenção é possível enfrentar o problema e conquistar resultados positivos na diminuição do número de casos”, afirma Dr. Honorato.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br