Reitora da Ufob apresenta projeto do Núcleo de Tecnologias Sociais para produtores rurais da região

Publicada em 17/08/2015 às 18:48

ufob

Ascom Ufob

A reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Iracema Veloso, acompanhada do assessor de Políticas Nacionais e Internacionais, Almir Silva, apresentou, nesse sábado, 15, a autoridades, técnicos e produtores rurais da região, o projeto do Núcleo de Tecnologias Sociais para a Agricultura Familiar, durante encontro sobre o tema realizado em Barreiras.

Destinado inicialmente para o incentivo à agricultura familiar, a unidade irá articular pesquisa e ensino com a educação básica e profissionalizante. A implantação do projeto foi discutida com o vice-governador da Bahia, João Leão, e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e está em fase final de negociações para a assinatura de convênio entre o Poder Executivo estadual e a Instituição.

O projeto está alinhado com as novas diretrizes governamentais para a consolidação da agricultura familiar no Oeste da Bahia, que prevê, dentre outras ações, a estruturação das cooperativas e agroindústrias e o estabelecimento de parcerias para a ampliação dos estudos na área.

Em sua fala, a dirigente da UFOB ressaltou a importância da criação do Núcleo, que possibilitará aos pequenos produtores o acesso às novas tecnologias e um melhor assessoramento técnico. “O Oeste possui uma agricultura familiar muito forte. Apesar disso, há ainda pouco acompanhamento e desenvolvimento de pesquisas voltadas para redução de perdas e aprimoramento das técnicas de plantio das culturas na Região”.

Com mais ferramentas tecnológicas e suporte, o agricultor familiar poderá gerir melhor o que produz e, assim, agregar valor ao seu produto e aumentar a sua rentabilidade. Dessa forma, a UFOB contribui para o crescimento econômico e social da Região ao fomentar a integração entre educação e pesquisa para promover o bem-estar do homem do campo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br