Projeto Perto do Coração beneficia pacientes de Covid-19 internados no HO

Publicada em 18/05/2021 às 16:24

Dona Custódia Moreira em visita da neta Versiane Moreira

Por Thianne Lira

O dia mais feliz para dona Custódia Moreira, no período em que estava internada na enfermaria para pacientes de Covid-19 do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras, sem dúvida foi aquele em que recebeu a visita da neta, Versiane Moreira. O reencontro propiciou um suporte emocional importante na luta da paciente contra a doença, contribuindo para que ela finalmente pudesse voltar para casa. “Sabemos que minha avó se sentia mais segura com a nossa presença e acreditamos que isso tenha ajudado na sua recuperação e, consequentemente, na desospitalização”, comenta Versiane.

A percepção da neta de dona Custódia reflete a proposta do projeto Perto do Coração, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da unidade. O objetivo é oferecer um alento maior aos pacientes durante o período em que precisam ficar em isolamento para o tratamento da doença. A ação é realizada respeitando as normas de segurança exigidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HO e conta com o suporte do Serviço de Psicologia da unidade.

Tudo é feito com muito cuidado. Além da verificação dos protocolos de segurança vigentes, os visitantes e os pacientes também são avaliados emocionalmente antes da primeira visita. “Desde que implantamos o projeto, percebemos seus benefícios para as famílias, pois se tranquilizam mais, deixando os pacientes mais confiantes e seguros”, afirma Izabela Marques, psicóloga do HO.

Dona Custódia Moreira em casa com o neto Danilo Moreira

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br