Programa Idade Viva proporciona atividades lúdicas ao ar livre no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha

Publicada em 17/07/2018 às 14:11

Fonte Dircom

O Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha está sendo o destino durante toda essa semana para os idosos que participam do Programa Idade Viva em Barreiras. As atividades ao ar livre fazem parte do Projeto Liberdade que está sendo trabalhado no contexto social, a interação em espaços abertos e públicos.

Segundo o psicólogo Emanuel Messias, esse momento de interação além de interagir os participantes em um espaço aberto, possibilita os idosos a ter mais contato com a natureza e a liberdade. “A ideia de trazer eles para esse espaço mais aberto permite entender que a liberdade tem a ver com a permissão, de estar em locais que os agradam. Muitos reclamam que vivem em função dos filhos, netos, da família, e nesses espaços eles observam que há diversas maneiras de liberdade, esse ambiente oferece essa possibilidade de enxergar a vida diferente”, explicou.

Dona Maria Luiza, 82 anos, mora na Vila dos Funcionários. Acompanhada de sua irmã Terezinha fez todos os exercícios físicos ministrados pelo educador físico e demostrou vivacidade. “No próximo mês farei 83 anos e me sinto uma verdadeira jovem quando venho ao Programa Idade Viva, aqui eu brinco, faço exercícios físicos e aprendo muito”, disse.

Além das atividades físicas, os idosos tiveram aula de dança, capoterapia, pintura e conversas ao ar livre. Dona Alzira, participou da roda de conversas e muito emocionada relatou a importância do tema. “Eu tinha tantos problemas e colocava sempre acima das minhas prioridades, não tinha tempo para minhas escolhas, para minhas opções. Através dessas conversas com o psicólogo na terapia em grupos e aqui ao ar livre, consegui entender que o mundo também me pertence, hoje sou livre, quando saio de casa, os problemas ficam para trás”, relatou emocionada.

Recentemente o Programa Idade Viva foi destaque no Primeiro Encontro para Fortalecimento da Atenção Básica em Salvador, o objetivo foi fomentar ações primárias que fortaleçam a saúde básica nos municípios baianos.

“O Programa Idade Viva busca fortalecer ações básicas na saúde dos componentes da terceira idade. Durante essa semana estaremos todas as manhãs realizando as atividades nesse espaço aberto, o nosso objetivo é expandir os trabalhos, muitos deles não conhecem os pontos turísticos e espaços de Barreiras, um pequeno passeio como esse faz toda uma diferença em suas rotinas. Para a pessoa idosa, toda mudança em suas rotinas, por mínimas que sejam, fazem toda uma diferença em seu bem estar”, disse a coordenadora do Programa Idade Viva, Olívia Bezerra.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br