Presidente do TJ-BA participa da inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania em Barreiras

Publicada em 21/01/2016 às 10:48

unidom

Da redação JornalNF

O desembargador Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia – TJ/BA, participou no último dia 19, da inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) – Balcão de Justiça e Cidadania que funcionará no Campus da Faculdade Dom Pedro II, centro de Barreiras, Oeste da Bahia.

Prefeito em exercício, Paê Barbosa, juiz de direito, Cezar Lemos de Carvalho e o desembargador e presidente do TJ-BA, Eserval Rocha

Prefeito em exercício, Paê Barbosa, juiz de direito, Cezar Lemos de Carvalho e o desembargador e presidente do TJ-BA, Eserval Rocha

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito em exercício, Carlos Augusto Barbosa Nogueira, a diretora interina da faculdade, Iolanda de Melo Gonçalves, do diretor fórum da Comarca de Barreiras, Dr. Cezar Lemos de Carvalho, entre outras.

unidom2

Em seu pronunciamento, o desembargador Eserval Rocha comentou sobre a importância da inauguração do Cejusc na região Oeste da Bahia. “A Bahia é destaque nacional com mais de 150 balcões de Justiça e Cidadania e é citada como em todo o país como referência em conciliações e mediações de conflitos”, disse, destacando que temos uma sociedade que vive em eternos conflitos, onde tudo é judicializado, as pessoas brigam por qualquer tolice e tudo desagua no judiciário. “Da forma em as coisas estão andando, nem mesmo colocando um juizado em cada quarteirão conseguiremos um atendimento regular. Precisamos desarmar os espíritos e conversar”, afirmou o desembargador.

Segundo Anderson de Souza Bastos, Juiz de Direito da Comarca de Barreiras, a sociedade vem perdendo o amor e entrado constantemente em uma série de conflitos. “Para isso temos uma equipe disposta, preparada e capacitada para colaborar com os trabalhos no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos”, relatou. Para ele o Balcão de Justiça e Cidadania é um case de sucesso que já está sendo exportado para outros países.

Assinatura do termo de instalação do Cejusc na Faculdade Dom Pedro II de Barreiras

Assinatura do termo de instalação do Cejusc na Faculdade Dom Pedro II de Barreiras

Cejusc – São unidades distintas principiantes à realização de sessões e audiências de mediação e conciliação e dentro da Faculdade Dom Pedro II visará o atendimento e acesso a essa modalidade autocompositiva para a população carente, uma vez que após a triagem, em quase todos os processos, não há cobrança de custas processuais. A Faculdade Dom Pedro II cumpre assim sua finalidade social atrelada ao preparo do acadêmico nesta realidade de solução de conflitos, formando um profissional que compreende a autocoposição processual, pré-processual e o atendimento amplo de cidadania.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br