Prefeitura de Barreiras inicia projeto piloto de apoio à agricultura familiar

Publicada em 15/05/2017 às 09:45

Fonte Dircom

A Prefeitura de Barreiras iniciou o projeto de piloto para o fomento da agricultura familiar nas comunidades do Vale do Rio Branco. Serão beneficiadas centenas de trabalhadores rurais, com as ações desenvolvidas por intermédio da Secretaria de Agricultura.

A primeira comunidade a receber o projeto é a Ilha da Liberdade, e o prefeito Zito Barbosa, fez questão de participar da reunião no Centro de Comercialização e Múltiplo Uso da Associação Ilha da Liberdade, acompanhado da Vice Karlúcia Macêdo e do Secretário de Agricultura José Marques, e destacou a importância do apoio para o agricultor familiar.

“A agricultura familiar é um dos segmentos mais importantes da produção no campo, e vamos trabalhar para proporcionar todo o suporte necessário aos nossos agricultores, para que eles tenham condições de produzir e comercializar os produtos”, disse Zito Barbosa.

O encontro teve como objetivo o ajuste para o inicio do programa de apoio a agricultura familiar, que consiste no fornecimento por parte da prefeitura, de patrulha mecanizada para destocagem e gradeamento, calcário para correção de solo e técnicos para orientar os pequenos agricultores, no preparo do plantio, acompanhamento da produção, colheita até a chegada dos produtos ao consumidor.

Para o secretário José Marques, “esse projeto piloto para agricultura familiar de Barreiras, dará um impulso na produção dessas comunidades, ajudando na garantia do sustento de centenas de famílias que trabalham no campo e colocam alimentos na mesa da nossa população. Vamos expandir e incentivar cada vez mais o crescimento e valorização dos nossos pequenos produtores”, garantiu.

A agricultura familiar se caracteriza pela gestão da propriedade compartilhada pela família. A colheita é a principal fonte de renda dos pequenos agricultores da região dos Vales, que manejam diversas culturas agrícolas. Muitas famílias produzem o cultivo de raízes, frutas e hortaliças em uma única propriedade e, dessa forma, garantem a geração de renda durante todo o ano.

“Aqui na zona rural, temos terra, água, força e vontade de produzir, mas muitos estão sem condições de arar e plantar. Essa ajuda e atenção que o prefeito Zito Barbosa está proporcionando aos pequenos produtores, com certeza será um grande diferencial, porque poderemos mudar a realidade de nossa comunidade”, comemorou o agricultor Ericaldo Nunes.

Além da Ilha da Liberdade, o projeto alcançará nesta fase inicial, outras comunidades rurais dentro da programação e planejamento técnico, como Varginha, Barroca e Cantinho do Senhor dos Aflitos.

1 Comentário

  1. ELITANIA CARDOSO DA ROCHA disse:

    FICO MUITO FELIZ COM O PROJETO, E VEJO VÁRIOS REPRESENTANTES PENA QUE NÃO VEJO NENHUM REPRESENTANTE DA VARGINHA. APESAR DO NOME SER CITADO, FIQUEI MUITO FELIZ QUE A VARGINHA ESTEJA NO PROJETO, LUGAR QUE NASCI E ME CRIEI. PRECISAMOS QUE O PROJETO SEJA LANÇADO E FISCALIZADO PARA QUE TODOS OS AGRICULTORES SEJAM BENEFICIADOS E NÃO UNS E OUTROS NÃO.

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br