ORQUÍDEA – Delicadeza e perfeição para admirar e presentear

Publicada em 05/08/2015 às 09:29

orquidea

Por Miriam Hermes

De beleza exótica, essa flor que é encontrada em praticamente todo o mundo, com exceção dos desertos, exige cuidados especiais no cultivo e tem apresentado excelentes resultados em Barreiras, onde cresce o número de orquidófilos.

orquidea1

No Brasil a planta da família das orquidáceas é encontrada em todos os estados, com diferentes espécies de acordo com as condições climáticas. Algumas das plantas identificadas em todos os biomas brasileiros estão em extinção e tem proibida a retirada de mudas na mata nativa.

No artigo: orquídea nativa – porque não levá-la para casa?!, assinado por Aurélia Cruz, ela explica as razões para que algum admirador desta planta ou atravessador querendo faturar com a venda da muda jamais retire uma muda do seu habitat.

Porque a planta provavelmente vai morrer ou levará anos para se readaptar, explica ela que é premiada pelas suas orquídeas, recomendando a garimpagem de variedades, desde as mais simples às mais raras, em locais autorizados.

“As plantas produzidas em laboratórios e vendidas em orquidários e até mesmo supermercados do país inteiro por um preço bem acessível, são mais resistentes às pragas e na grande maioria das vezes possuem a forma da flor e aspecto vegetativo bem mais bonitos e harmoniosos do que uma planta nativa”, define.

orquidea2

Em Barreiras uma orquidófila assumida e reconhecida pela sua bela coleção é a paisagista Vanja Coité, que está ensinando as técnicas desta arte em aulas ministradas aos sábados na chácara Santo Antônio.

Educadora por excelência, profissão que exerceu durante cerca de três décadas, ela buscou além da teoria sobre paisagismo, também a inspiração em jardins famosos como o de Claude Monet, nos arredores de Paris, na França. (na foto em arquivo de família).

Admirada pelo seu trabalho em qualquer área, a paixão pelas orquídeas é apenas uma das funções de Vanja Coité que exerce seu lado criativo no desenvolvimento de paisagens internas e externas, dando um toque especial aos ambientes.

orquidea3

SERVIÇO – O investimento individual do curso para cultivo de orquídeas é de R$ 100, com direito a uma muda de orquídea e um manual de instruções. Interessados devem fazer contato 77) 9971 2176 (Whats app) Vivo ou 9202 0789 Tim

1 Comentário

  1. Renato Maques da Motta disse:

    Olá Sra. Vanja. Me chamo Renato Marques. Sou do Rio de Janeiro e sócio da orquidario, que é a associação do meu estado.Estou visitando Barreiras na casa dos sobrinhos e gostaria se possível de conhecer orquidófilos aqui na cidade. Fico aqui até o dia 03/09/15. Se tiveres um tempo disponível poderíamos encontrar para um dedinho de prosa. Abraços, Renato. Tel de contato em Barreiras 3612.2377.

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br