Médica Hematologista Pediatra atende na cidade de Barreiras

Publicada em 05/08/2021 às 09:10

A Hematologia consiste na especialidade responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças e condições que possam afetar o sangue, a medula e os gânglios linfáticos, ou seja, uma médica hematologista pediatra é aquela que pode tratar as doenças relacionadas ao sangue dos recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Alterações no hemograma como anemia, contagem baixa ou alta de plaquetas, células brancas (leucócitos) e células de defesa (neutrófilos) devem ser investigadas e acompanhadas por um hematologista. Dentro das anemias a mais comum é a anemia por deficiência de ferro, porém, existem diversas causas como deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, hemoglobinopatias (como a anemia falciforme e suas variantes), deficiência da enzima glicose-6- fosfato desidrogenase (G6PD), doenças crônicas, incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, dentre muitas outras… A contagem baixa de plaquetas pode estar relacionada a quadros virais, “púrpura” ou até câncer. A contagem baixa dos leucócitos e neutrófilos pode estar associada a doenças hereditárias (de ‘nascença’) ou adquiridas.

Os distúrbios da coagulação como sangramento fácil ou excessivo e história de trombose ou trombofilia também são acompanhados pelo hematologista. Por fim, qualquer suspeita de câncer hematológico (leucemia e linfoma) deve ser investigado, diagnosticado e tratado pelo hematologista.

Os principais sinais de alarme do câncer hematológico pediátrico são: alterações no hemograma, febre, emagrecimento, sangramento, manchas roxas na pele, palidez, cansaço, dor óssea, aumento dos gânglios, sudorese noturna e aumento do volume abdominal.

Na cidade de Barreiras, a médica Ariadne Godinho atende nas Clínicas Aliança, Crescer e Santa Mônica. Além disso, atua também no Ambulatório de Doença Falciforme no Centro de Saúde Leonídia Ayres.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br