Maçonaria e PM formam nova turma do Proerd

Publicada em 13/11/2015 às 17:38

proerd

Texto e fotos Eduardo Lena

Parceria entre a Loja Maçônica Paulo Roberto Machado e o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) formou no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), 118 alunos da 5ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Antônio Bento de Freitas (Bairro Cascalheira), Paulo Roberto Machado (Vila Rica) e Eurides Sant’Ana (Bairro São Pedro), em Barreiras, Oeste da Bahia.

De acordo Freitas, conselheiro e consultor da Fundação Paulo Roberto Machado, um dos pilares da Loja Maçônica Paulo Roberto Machado, localizada na Vila Rica, a entidade tem trabalhado no auxílio à gestão pública das escolas municipais participantes do projeto. “Escolhemos o tema educação devido ao efeito multiplicativo. Se educarmos bem uma pessoa, como exemplo ela tende educar bem a outra, por isso o nosso método de ação foi agir na gestão dessas escolas, pois melhorando a gestão escolar, melhoramos o aprendizado e todos saem ganhando”, disse Freitas, ressaltando que todo o investimento feito pela Maçonaria é baseado em metas escolares. “Se a escola como um todo atingir determinadas metas, entre elas a melhoria nos números do Ideb, ela é recompensada com materiais didáticos ou utensílios de uso comum”, comentou o consultor da Fundação Paulo Roberto Machado, lembrando que recentemente as três escolas citadas receberam máquinas duplicadoras digitais para que as escolas possam distribuir entre os alunos materiais didáticos impressos.

A Loja Maçônica Paulo Roberto Machado assumiu a doação de todo o suprimento necessário, como tinta, máster e papel suficiente para fazer 100 cópias por ano para cada um dos 1600 alunos destas unidades de ensino e por incrível que pareça, o retorno em aprendizado é bastante significativo.

Desde que foi implantado no Oeste da Bahia, em 2008, o Proerd, programa administrado pelo 10º BEIC, já formou aproximadamente cinco mil alunos, nas 13 cidades de abrangência do Batalhão.

Segundo Major Uzeda, comandante da 10º BEIC, a prevenção está ligada diretamente na ação policial nas ruas. “No momento em que a PM consegue orientar essas novas gerações para que evitem se envolver em coisas erradas no futuro, estamos diminuindo potencialmente que pessoas do bem se envolvam, ou sejam, cooptadas pelo crime”, argumentou o policial.

Para ele, a parceria firmada com a Loja Maçônica Paulo Roberto Machado, ou qualquer outra parceria que venha auxiliar a educação de nossos jovens é bem vinda. Na tônica do atual comandante geral , é a PM na corrente do bem. Toda ação social que estivermos fazendo e que tem como fruto o bem da comunidade, será sempre bem proveitosa. “É fundamental que os adolescentes conheçam, dentro de uma forma técnica, o que é a droga e saibam quais são seus malefícios e as consequências de agirem de uma forma equivocada”, concluiu Major Uzeda.

Durante o evento cada aluno que participou do Proerd recebeu um certificado e também àqueles que se destacaram como melhores redações de cada escola receberam uma placa de honra ao mérito.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br