Instituto Aiba entrega mais equipamentos médicos ao Hospital do Oeste

Publicada em 29/08/2020 às 07:03

Aparelhos foram cedidos em regime de comodato e serão utilizados no enfrentamento ao coronavírus

Ascom Aiba

A luta contra a Covid-19 ganhou um importante reforço, nesta sexta-feira, 28. O Hospital do Oeste (HO), maior unidade hospitalar da região, que atende a mais de 30 municípios baianos, acaba de se equipar com mais 10 monitores paramétricos, que serão instalados no setor de emergência e ajudarão a triar os pacientes identificando a gravidade do seu quadro de saúde. Os aparelhos foram cedidos pelo Instituto Aiba (Iaiba), organismo criado e mantido pelos produtores rurais associados à Aiba.

Esta não é a primeira vez que o Iaiba ajuda a equipar as unidades de saúde de Barreiras, através de doações de insumos hospitalares, materiais de limpeza e higiene pessoal, além de vestimentas para pacientes e profissionais de saúde, mas, especialmente com o HO, a entidade mantém uma parceria de longas datas. Em uma primeira remessa, o Iaiba cedeu ao hospital outros dez monitores e mais recentemente foram adquiridos outros quatro aparelhos similares com o recurso doado pelos agricultores.

O diretor do HO, Ivanildo Oliveira, explicou que a parceria entre as duas entidades tem garantido a prestação de atendimento eficiente, seguro e humanizado aos pacientes. “Em nome de toda equipe do HO, eu gostaria de agradecer ao Instituto Aiba, que tem sido uma verdadeira mãe, nos ajudando a estruturar essa unidade para receber os pacientes”, disse, ressaltando que o covidário – ala criada para atender as pessoas acometidas pela Covid – dispõe de 42 leitos, sendo 12 na enfermaria e 30 na UTI adulta, montados também com a ajuda do setor produtivo.

A enfermeira Renata Lopes, coordenadora da emergência, ressaltou a importância dos equipamentos para identificar os sintomas e, com base nas informações, adotar os protocolos necessários. “Ele nos fornece informações importantes, dentre elas a saturação do oxigênio. Com base nisso, encaminhamos o paciente para o tratamento adequado”, observou.

Segundo ela, os equipamentos deixam o hospital mais aparelhado para atuar no combate a várias doenças. O investimento para aquisição dos monitores paramétricos será um legado deixado para o pós pandemia da covid-19.
“Com mais essa entrega, totalizamos 24 monitores só ao Hospital Regional do Oeste, por entender da sua importância, pois a unidade não atende apenas pacientes de Barreiras, mas de outros municípios da região e até de estados circunvizinhos. Essa iniciativa é um exercício da responsabilidade social e do compromisso do agricultor para com essa terra”, avaliou a produtora rural Rosi Cerrato, no ato da entrega.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br