Embasa retira ligações clandestinas no Distrito Industrial de Barreiras

Publicada em 11/05/2017 às 10:43

Ascom Embasa

Durante atividade focada na redução de perdas de águas, a equipe técnica da Embasa identificou e retirou, no final de março, quatro pontos de ligações clandestinas no bairro Distrito Industrial, em Barreiras, no oeste da Bahia. A água estava sendo desviada água de maneira irregular para abastecer cerca de 10 casas de uma invasão nas proximidades. Estima-se que estivessem sendo desviados cerca de 400 mil litros de água por dia, o suficiente para atender, diariamente, 400 casas com 10 mil litros de água. Na última sexta-feira, 05, em nova inspeção a rede foi danificada para evitar novas irregularidades na rede nestes pontos.

Segundo o gerente de operações de água da Embasa, Marcos Rogério Moreira, a irregularidade prejudica o abastecimento daqueles imóveis devidamente cadastrados e consomem água racionalmente e sem desperdícios. “Vinha sendo prejudicado o abastecimento dos bairros Santo Antônio e Conquista, além dos residenciais Arboreto e São Francisco, na saída para o Piauí, que utilizam a mesma rede distribuidora. Além da perda de água não contabilizada, a interferência na rede da Embasa pode comprometer a oferta e a qualidade de água para quem paga as suas contas em dia”, explica.

Desde o início de 2017, a Embasa implantou duas equipes de campo intensificando o combate a irregularidades na rede distribuidora, a exemplo de ligações clandestinas (furto de água direto da rede distribuidora), by pass (desvio do ramal para que a água não seja contabilizada) e violação de hidrômetros (medidores). No início do ano, foi retirada uma ligação clandestina na BA -227, que desviava cerca de 40 mil litros de água por dia e prejudicava o abastecimento nas localidades do Riachinho, Nanica e Barreiras Norte, em Barreiras. Os autores foram autuados e respondem processo por furto de água.

Qualquer intervenção no hidrômetro ou na rede da Embasa com o intuito de furtar água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. O usuário que estiver nessa situação deve se antecipar e procurar um ponto de atendimento da Embasa para regularizar sua ligação. Caso a população identifique alguma ligação clandestina, pode denunciar pelo 0800 0555 195.

1 Comentário

  1. joão de deus ferreira disse:

    DESAFIO AO WORLD BANK

    SIMPÓSIO de gestão do saneamento em áreas de vulnerabilidade socioambiental.
    ESTE evento será realizado pela câmera temática de prestação de serviços relacionamento com cliente, da ABES, com apoio da ABES seção BAHIA, o simpósio reunira representante de empresa de saneamento como EMBASA E SABESP prestadoras de serviços e do WORLD BANK para discutir os desafios e casos de sucesso de operacionalização dos pilares do saneamento ambiental água, esgoto, drenagem, e resíduos sólidos em áreas de risco e baixa renda.
    BAIXA RENDA fazem o serviço sujo é mal remunerado, a maioria vão trabalhar com fome, enquanto vocês são bem empregado com carro da empresa, e ainda tem uma sesta básica.
    ESTES baixa renda serão apresentados e discutidos entre os presentes experiências e programas bem sucedidos nesta área. O evento contará ainda participação de líderes comunitários para contribuir no debate e na busca das melhores soluções.
    ABES com 51 anos na atuação pelo saneamento e meio ambiente no BRASIL, a associação brasileira de engenharia sanitária e ambiental ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 20.000 profissionais do setor, a Abes tem como missão ser propulsora de atividades técnico cientificas, político institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando a melhora da saúde do meio ambiente e da qualidade de vidas das pessoas.
    ABES, EMBASA, SABESP, BANCO MUNDIAL, e mais 20.000 mil profissionais estão pregando uma peça de bons conhecedores do meio ambiente, que quando tenta revitalizar um rio, o seu leito morre, vira cemitério de viveres. VOCÊS não é diferente dos três poderes, não fazem o que se destina para o bem da humanidade, até por que o País está quebrado e o desemprego é o maior da história, gostaríamos que vocês entendesse o que é maquiagem e o que é verdade, um rio revitalizado terá que existi milhões de viveres adultos e com capacidade de pesca, para matar a fome daqueles que vocês os chama de baixa renda. AONDE podemos encontrar os casos de sucesso dos pilares de saneamento ambiental, sobre a água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos?
    POR esses e outros motivos, eu JOÃO DE DEUS FERREIRA, resolvi lançar um desafio a esses 20.000 doutores e lhes falar dos diversos métodos de revitalização de rios e igarapés e para encher a cabeça de vocês irei mexer fisicamente no PH da água que está sendo revitalizada, e melhorar a saúde humana em todo planeta. E além do mais podemos engordar os animais que consumimos com maior rapidez e sem drogas. ESSA ideia do PH eu tirei do meu projeto a melhor carne sem drogas e sem células cancerígenas.
    JD pergunta ABES, EMBASA, SABESP, quantos destinos os doutores tem para os esgotos?
    COM 51 anos de experiência no meio ambiente olhando os rios poluídos passarem em sua frente, e sentir a falsa voz intima do ditame, sairão bem como as curvas dos rios ou igarapés se disfarçando para sair da saia justa.
    O GANDE DESAFIO VAI PARA O BANCO MUNDIAL que tem visão de grandes negócios, e essa é a maior oportunidade de testar o que está escrito, e testar esse conhecimento em um rio pequeno que está podre, este é o rio cachoeira na Bahia ITABUNA está lançado o desafio. POR falta de oportunidade dos Governos Federais Estaduais que vocês estão sofrendo esta humilhação de quem tem capacidade de calar a boca de vocês corruptos.
    EU ofereço essas ideias as mães Brasileiras que sofrem por inúmeros tipos de cânceres, que vivem a mendigar saúde neste País de políticos e doutores corruptos, que acham que só eles são os conhecedores. FELIZ DIA DAS MÃES. Mandaram cortar o meu (GMAIL) por que falei a verdade no comentário João De Deus Ferreira (quem são eles). E o leitor pode ver mais uma burrada destes Governos, contra mim, (JOÃO DE DEUS FERREIRA DESAPARECIMENTO DAS PROTEÍNAS.) Envie para o BANCO MUNDIAL.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO É O DONO DESTE E DE OUTROS PLANETAS.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br