Clube de Tiro Esportivo de Barreiras será primeiro da Bahia a disponibilizar estrutura para provas de tiro – modalidades olímpicas

Publicada em 24/11/2015 às 09:30

clube

Da redação JornalNF |Fotos arquivo CTEB

Fundado em 2003 com 12 sócios integrantes, o Clube de Tiro Esportivo e Pesca de Barreiras (CTEPB) tem crescido não só em participantes, pois agora soma 90 associados, mas também no ranking nacional das modalidades em que participa e na melhoria da infraestrutura das instalações e estandes de tiro. Como todo o Clube de Tiro Esportivo do Brasil, o CTEPB tem suas atividades regulamentadas e controladas pelo Exército Brasileiro.

clube1

Segundo Raeder de Carvalho Brandão Filho, presidente do clube, em 2004 foi feito o plano de altimetria e terraplenagem dos dez hectares da propriedade para oferecer aos associados instalações e estandes de tiro capazes de proporcionar melhor desempenho durante os treinos e competições.

clube7

Todas as obras de infraestrutura do clube foram e são feitas com recursos angariados pelas mensalidades dos sócios, desde a implantação dos estandes de tiro, bem como a área de convivência recreativa que também está sendo edificada, visando oferecer lazer aos familiares dos esportistas.

clube8

 

Os atletas associados utilizam os estandes de tiro para treinar e participar de etapas de campeonatos, que podem ser etapas online ou presenciais dos Campeonatos Brasileiro e Baiano. “Em etapas online, o desempenho dos esportistas do Oeste da Bahia é acompanhado e fiscalizado por um delegado credenciado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE, pela Federação Baiana de Tiro Esportivo – FBTE e pela Liga Nacional de Tiro ao Prato – LNTP, sendo o resultado individual de cada atleta validado e lançado via Site no sistema geral de classificação e ranking dessas entidades. Além disso, os competidores passam por duas etapas presenciais, tanto em nível estadual como nacional, sendo uma etapa regional e a grande finalíssima”, disse Raeder Brandão Filho.

clube10

 

Na Bahia existem dois Polos de Tiro Esportivo, um no Oeste da Bahia e outro na Região Leste, centralizada em Feira de Santana. “No Oeste nós temos quatro clubes de tiro, dois em Barreiras, um em Luís Eduardo Magalhães e outro no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério; no Leste há clubes em várias localidades, centralizadas por Feira de Santana. Em decorrência disso, os praticantes do Tiro Esportivo na Bahia decidiram que a final do Campeonato Baiano de Tiro ao Prato seria realizada, alternadamente, um ano na região Leste e, no outro, no Oeste. A finalíssima de 2015 ocorreu nas dependências do CTEPB, em Barreiras”, informou o presidente. O evento foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro e contou com a participação de atletas oriundos de todos os clubes da Bahia, bem como de uma delegação de atletas convidados oriundos do estado do Maranhão.

clube4

 

De acordo com Helmo Frantz, vice-presidente do CTEPB, como forma de melhorar as instalações do clube e capacitar seus atletas associados, está sendo adquirido um conjunto de equipamentos que disponibilizará 15 máquinas em uma única Pedana (estande para tiro ao prato). “Seremos o primeiro Clube de Tiro Esportivo da Bahia a disponibilizar uma Pedana para o exercício de duas modalidades olímpicas, a Fossa Olímpica e a Fossa Double”, comentou Helmo, que é também delegado da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, além de Juiz e Árbitro Internacional, credenciado pela International Shooting Sport Federation (ISSF), entidade que regula todas as modalidades de tiro olímpico em nível mundial. Helmo fará parte da delegação de juízes e árbitros para as provas de tiro ao prato nas próximas Olimpíadas, que ocorrerão em 2016 no Rio de Janeiro.

clube5

 

Esses investimentos, com esforço coletivo de todos os associados do Clube, pretendem proporcionar a evolução no esporte a atletas que se destacam, implementando a prática de modalidades olímpicas.

clube3

 

Como expoentes do tiro ao prato, além de outros atletas já consagrados, dois jovens associados do CTEPB têm se destacado no cenário estadual e nacional. Recentemente o adolescente de 14 anos, João Marcos Martins, morador de Ibotirama e grande promessa do esporte, sagrou-se campeão do “Top Gun” (melhor aproveitamento geral em todas as modalidades realizadas, entre todos os competidores, independentemente de categoria / faixa etária) em etapa de campeonato regional realizado na cidade de Boninal, Chapada Diamantina. Outro atleta do Oeste a se destacar na categoria de Tiro ao Prato é Matheus Bortolozzo, 18 anos, morador de Luís Eduardo Magalhães, que além de primeiro colocado em nível nacional em sua categoria, foi o grande vencedor “Top Gun da Etapa Regional Nordeste” do Campeonato Brasileiro – 2015, realizada em Maceió – Alagoas, competindo com experientes atiradores de todas as regiões do Brasil.clube6

Como próximo evento, no dia 28 de novembro o Clube de Tiro Esportivo de Barreiras realizará o torneio regional “O Rei do Tiro”, que é disputado em três modalidades: Trap (tiro ao prato), Silhueta Metálica (com carabina calibre 22) e Duelo 20’ (com arma curta, revólver ou pistola). Desse torneio poderão participar atletas visitantes ‘registrados’ e o evento estará aberto à assistência por toda a sociedade.

clube9

 

O Clube de Tiro Esportivo de Barreiras fica localizado na saída para Riachão das Neves, fundos dos Residenciais Arboretto e São Francisco.

7 Comentários

  1. Zaqueu disse:

    Boa tarde estarei indo para sua cidade semana que vem passarei alguns dias por aí gostaria de conhecer aí queria saber qual seria o valor da diária para usa um estand de tiro

  2. Hefraim gomes coutinho disse:

    Ola amigos
    Gostaria de saber como faço para fazer parte do clube?
    Seria possível treinar eventualmente sem ser associado?
    Estarei em barreiras este mês e gostaria de conhecer o clube.

    Grato hefraim

  3. Evaldo Souza disse:

    Boa tarde, qual o procedimento para participar do clube?

  4. FRANCISCO RODRIGUES MOURA disse:

    GOSTARIA DE ME A FILIAR AO CLUBE E PRECISO ENTRA EM CONTATO COM O CLUBE

  5. Sidney disse:

    eu fiquei alegre com a noticia que vir no jornal ,que bom que nos temos um clube de tiro em barreiras, faço pra participa do clube?

  6. JOSE CICERO disse:

    MUITO IMPORTANTE PARA O ESPORTE REGIONAL É ESSE CLUBE, BOM SERIA QUE OUTROS CLUBES FOSSEM CRIADOS EM TODA REGIÃO OESTE, PARA UM MELHOR ACESSO DE TODOS.
    BARRA – BA.

  7. Rudelvi Senair Bombarda. disse:

    É uma honra fazer parte desta família.
    Parabens a diretoria que se esforça e disponibiliza o seu tempo para o engrandecimento do Clube e na divulgaçao do maravilhoso esporte de tiro.

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br