Barreiras terá Sesi/Senai para fortalecer as indústrias

Publicada em 02/12/2015 às 07:59

sesi1

Por Miriam Hermes, especial para o JornalNF

Promover a qualificação e o bem estar do trabalhador da indústria, contribuindo para o crescimento da região Oeste da Bahia. Esta a principal missão da unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que será inaugurada em data a ser anunciada em breve, batizada com o nome do barreirense, ex-governador da Bahia, Antônio Balbino de Carvalho Filho.

O nome do ilustre barreirense já está gravado na fachada do prédio do Sesi/Senai em Barreiras, na Avenida  das Turbinas, loteamento Parque da Cidade, no caminho entre o Centro Histórico e o Hospital do Oeste. Fácil de chegar, qualquer que seja o bairro que o industriário estiver morando.

Certamente será o destino para muitas pessoas que têm o desejo de se capacitar profissionalmente e vão aproveitar os cursos que o Senai já começou a disponibilizar para melhorar de vida através do seu esforço pessoal, em um mercado de trabalho cada dia mais exigente.

SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA

Implantado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Bahia (Fieb), a unidade do Sesi/Senai tem o foco voltado para a área de saúde e educação, com 4.100m² de área construída em terreno com de 16.903m², e investimento previsto de R$  12,4 milhões.

sesi2

O Sesi conta com sete salas de aula, dois laboratórios, oito consultórios médicos, três consultórios odontológicos e sala de raio-x. Já o Senai conta além de sete salas de aula e dois laboratórios, com um galpão para as aulas práticas.
Um dos detalhes que chama a atenção no projeto é o conceito de sustentabilidade respeitado nos quesitos de consumo de água e energia elétrica, com arquitetura que aproveita a iluminação e a ventilação natural e é dotado de um moderno sistema de climatização que visa o mínimo consumo energético.

Com dois pavimentos e espaços bem distribuídos o Sesi conta com 1.980 m² para os atendimentos na área de saúde e as salas para os programas de Educação a Distância (EAD) e o Educação   para Jovens e Adultos (EJA).

O espaço destinado ao Senai é de 1.157 m² com as salas de aulas e laboratórios para educação profissional. O galpão para as aulas práticas tem 583m². Uma central de utilidades e outra para depósito de resíduos recicláveis também compõem o espaço que tem estacionamento para 142 veículos, 24 motos e bicicletário para 42 unidades.

A maior parte do terreno para a implantação do Sesi/Senai foi uma doação da Sertaneja Negócios Imobiliários, empresa responsável pelo loteamento Parque da Cidade, que considera que a chegada da unidade em Barreiras é importante  para o desenvolvimento não só da comunidade barreirense, mas de toda a região oeste da Bahia.

“Depois que os engenheiros do projeto perceberam que a área solicitada originalmente não correspondia à sua necessidade e obrigaria a verticalização da construção, o que encareceria a obra, nos procuraram e o grupo Sertaneja vendeu, a valores subsidiados, a área que ainda necessitavam”, revelou o diretor de novos negócios da Sertaneja, Sávio Barreto.

sesi

Ele destacou que o fato do projeto ser socialmente relevante pesou na decisão do grupo e mencionou a posição privilegiada do loteamento em que agora se insere este importante equipamento de Ensino da Indústria, “que fica a dez minutos andando à pé da região central da cidade, próximo do Hospital do Oeste e do futuro Centro Regional de Oncologia”.

O loteamento de alto padrão, situado em um importante vetor de crescimento da cidade, conta além do Sesi/Senai/Fieb, com outras empresas em funcionamento e prédios residenciais em construção, o que, de acordo com Barreto, representa uma valorização constante e progressiva do empreendimento.

HOMENAGEM

A homenagem ao ex-governador da Bahia, Antônio Balbino de Carvalho Filho, remete a um breve mergulho no passado, onde as marcas dos seus antepassados e descendentes se refletem no presente. Nascido em 22 abril de 1912, e falecido em 05 de maio de 1992, no Rio de Janeiro. Foi casado com Tsylla Veloso Viana Balbino de Carvalho, com quem teve duas filhas, Zizette Balbino de Carvalho Ferreira e Solange Maria Balbino de Carvalho.

balbino

Foi governador da Bahia entre 1955 e 1959. Ocupou cargos eletivos como de deputado estadual, federal e senador pela Bahia, além de ter sido ministro da Saúde e Educação, entre outros.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br