Barreiras comemora do Dia de Cooperar na Praça Castro Alves

Publicada em 13/07/2015 às 15:40

dia

Fonte Grupo ExLibri

As celebrações do Dia de Cooperar continuam a todo vapor nas cidades do interior baiano. Em Barreiras, o Dia C será realizado no próximo dia 18 de julho. A Coopeb (Cooperativa Educacional de Barreiras) prepara uma programação especial de atividades educativas e serviços para beneficiar os moradores da cidade. Este ano, a cooperativa se mobiliza com três iniciativas: arrecadação de leite em pó, uma caminhada educativa e uma grande festa na Praça Castro Alves, que será realizada no dia 18 de julho.

O projeto de arrecadação de leite em pó começou no dia 15 de maio. Desde então, a cooperativa se transformou em um ponto de coleta. A arrecadação deve beneficiar quatro entidades: Lar do Emanuel, Abrigo do Idoso, Lar Batista Davi Gomes e Creche da Dona Terezinha. Também contribuem na campanha outras três cooperativas: Cobahia, Codeagro e Cooperalfa.

No segundo projeto, alunos e funcionários da Coopeb farão uma caminhada no centro da Barreiras. Durante a mobilização, os cooperados vão distribuir lixeiras automotivas e panfletos sobre o cooperativismo. “A caminhada mostra à população a importância do cooperativismo.  As lixeiras também servem como incentivo ao cidadão para manter a cidade limpa”, diz Edilaine Carvalho, diretora pedagógica da cooperativa.

Na praça Castro Alves, cooperados e familiares montarão dez estandes com diversos serviços para a população. A festa será realizada  junto à caminhada no dia 18 de julho. Os alunos distribuirão cachorro quente, pipoca e algodão doce ao público. Advogados, médicos, e outros profissionais de saúde vão estar à disposição prestando atendimentos. A programação conta ainda com salão de beleza, doação de animais, uma unidade móvel do Programa Bolsa Família e muitos outros serviços. Para esse projeto, já estão inscritos mais de 100 voluntários.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comemora a forte adesão das cooperativas ao Dia C também no interior. “A festa em Salvador no último dia 4 de julho foi muito bonita e as pessoas  levaram a mensagem de que é preciso ajudar quem mais precisa. Nos próximos dias, o Sistema Oceb acompanhará e apoiará as ações promovidas pelas cooperativas do interior com a certeza de que também serão um grande sucesso”, ressalta.

Por dentro do “Dia C”

O “Dia de Cooperar” (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. O tema em 2015 é “Escolha cooperativismo, escolha equidade” e tem como objetivo chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: o interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop** em seu estado.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br