Barreiras: 30 dias para marcar exames e consultas

Publicada em 18/04/2017 às 07:53

Por Tiago Lira – assessor de imprensa
ascomjosebarbosa@gmail.com

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Barreiras o Projeto de Lei 027/17, de autoria do vereador Dr. José Barbosa (PSC), que dispõe sobre o prazo máximo de 30 dias para marcação de exames radiológicos, laboratoriais e consultas médicas pelo município. Caso aprovado, e, se torne Lei serão minimizados os atrasos no diagnóstico e início do tratamento dos pacientes da rede pública.

“É frequente a grande espera para realização de uma primeira consulta, e, novos períodos até os retornos, que avaliarão os resultados dos exames realizados. Isso é prejudicial ao usuário, uma vez que várias doenças poderiam ser curadas se tratadas precocemente. Este atraso até definição de um diagnóstico pode levar ao pior prognóstico. Com o projeto queremos diminuir esse problema”, salienta o vereador.

O atraso no recebimento de exames em muitas situações pode acarretar numa defasagem, e, quando finalmente o paciente consegue uma consulta médica é obrigado a refazê-los, o que em situações graves representa sério risco à saúde.

“Nosso projeto pretende instituir o prazo máximo de 30 dias para que o usuário do Sistema Público Municipal de Saúde tenha posse de maneira ágil dos resultados dos exames solicitados durante a primeira consulta médica, e, também rapidez no retorno à segunda, onde o médico avaliará de maneira precisa o tratamento mais adequado. Com isso, serão minimizados os atrasos no diagnóstico e início do tratamento salvando, assim, centenas de vidas,” enfatiza.

2 Comentários

  1. Alderi Jose da Silva disse:

    parabéns pela iniciava agora veremos se os outros vereadores também estão representando os eleitores os estão só pesando no status que o cargo proporçona

  2. Marco Antonio disse:

    Uma prefeitura que não tem nem consultas , pouca oferta de serviço como poderá garantir este atendimento ,isso é falta de conhecimento de cauda.

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br