Aula de solidariedade no Hospital do Oeste

Publicada em 07/04/2016 às 11:28

ho

Por Thianne Lira

Fazer o bem. Esse foi o combustível que moveu a estudante do curso de Serviço Social, da Universidade Norte do Paraná (em Barreiras), Sirleide Araújo, na criação do projeto “A importância de doar sangue”. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população, a universitária foi pessoalmente às residências de diversos moradores da cidade para falar do nobre gesto da doação e solicitar o apoio à campanha. O resultado não poderia ser outro: em apenas um dia, cerca de setenta voluntários compareceram à Unidade de Coleta Transfusional (UCT) do Hemoba, localizada no Hospital do Oeste (HO) – complexo de saúde administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

“Quando criei o projeto, pensei em algo que pudesse atender a necessidade das pessoas. Hoje me sinto feliz com a participação dos voluntários”, comentou Sirleide. “Quando vi a mobilização no meu bairro, percebi que poderia ajudar. Essa é a primeira vez que doo sangue, mas quero vir outras vezes”, afirmou a voluntária Zilda da Silva.

Segundo Katrina Porto, coordenadora da UCT/Hemoba, um dos entraves para o aumento no número de doadores é o receio que as pessoas têm em realizar a doação. Contudo, além de uma prova de amor ao próximo, o ato de doar sangue é  muito simples. Para ser doador, entre os requisitos exigidos (ver quadro) é preciso estar em boas condições de saúde, ter dormido e se alimentado bem, além de não ter ingerido bebida alcoólica. “É importante lembrar também que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, comentou Katrina.

Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos,
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br