Assinada Ordem de Serviço para construção do Belvedere no Parque Santo Cristo

Publicada em 19/08/2015 às 10:01

parque

Texto e fotos Eduardo Lena

A manhã de ontem, 18, foi reservada para a assinatura da Ordem de Serviço firmada entre o Governo do Estado, Construtora M2 Construções Ltda, Prefeitura Municipal de Barreiras e Associação Parque Santo Cristo. O recurso de R$ 513,200,00 é fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Oziel Oliveira. O ato de assinatura ocorreu no alto da Serra do Mimo, local onde está sendo construído o Parque Santo Cristo e que visa dotar a cidade de Barreiras e a região Oeste da Bahia de mais uma atração turística de cunho religioso – à semelhança o que ocorre no Rio de Janeiro com o mundialmente conhecido Cristo Redentor e em outras cidades como Bom Jesus da Lapa, conhecida nacionalmente como o terceiro maior evento religioso do Brasil.

O prazo para conclusão da estrutura do belvedere (mirante) em forma circular com 14m de altura é de seis meses. O próximo passo da Associação Parque Santo Cristo é viabilizar recursos para a construção da estátua do Cristo com 26m de altura – quatro a menos que o Redentor e que ficará sob o Mirante, totalizando entre base e monumento, 40m acima do pico da Serra do Mimo perfazendo uma altitude de 700m acima do nível do mar e 240m acima da BR 242, que está no nível médio da cidade de Barreiras.

E além do belvedere, da estátua e da escadaria da Via Sacra, está previsto no projeto um teleférico que ligará o Morro Aratu, no bairro Aratu, ao pátio do belvedere na base  do Cristo.

fernando

De acordo com Fernando Ferrero, superintendente de Investimentos em Polos Turísticos (Suinvest) da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Ordem de Serviço só estava sendo assinada naquele momento porque o secretário de turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, se empenhou pessoalmente em destravar todas as burocracias que estavam emperrando o projeto na Caixa Econômica Federal. “Em tempo recorde o secretário conseguiu destravar os recursos e proporcionou que pudéssemos abrir o processo licitatório da obra e hoje assinássemos a tão sonhada Ordem de Serviço com a empresa vencedora da licitação”, disse Fernando Ferrero, enfatizando que o setor de turismo na cidade de Barreiras merece muito mais do que essa Ordem de Serviço, mas esse é o primeiro passo para incentivar o turismo na cidade. “Visitarei com Diana Macedo, secretária de turismo de Barreiras, outros pontos turísticos da cidade, como as Cachoeiras do Acaba Vida e Redondo, locais de grande potencial para atrair turistas para a região e que poderão receber projetos de inclusão no roteiro turístico ‘Caminhos do Oeste’.

parque2

Em seu pronunciamento o prefeito Antonio Henrique agradeceu o secretário Nelson Pelegrino pelo empenho pessoal para liberação dos recursos, que embora sejam diminutos em relação ao total da obra, mas é mais um passo dado para que o Parque Santo Cristo, antigo sonho do Bispo Diocesana Dom Ricardo Weberberger (in Memoriam), se torne realidade e inclua Barreiras no roteiro do turismo religioso do Brasil.

parque1

As distâncias do centro da cidade por rodovia, que poderá ser acessada de automóveis pela BR 242 é de 30 km, com conexão nas proximidades do povoado Alto da Serra. E acesso a pé, subindo a ladeira do morro, onde será construída, em primeira mão uma via de 1.200m de escadarias com as XIV estações da Via Sacra, para os fiéis prestarem culto ou simplesmente fazerem um bom exercício de montanhismo.

parque5

 

Será também um parque ecológico porque terá a finalidade de recuperar e manter um total de 23,93ha de área degradada, já que engloba 9ha de chapada e 14,50ha de APP nas ladeiras do morro, que serão reflorestados com espécies nativas da própria Serra do Mimo e o uso de práticas conservacionistas com o destino racional das águas da chuva e combate ao fogo.

Outros dados importantes do parque: Área do pátio de eventos será de 18.500m² que poderá receber 25 mil pessoas. Uma área de estacionamento de 20.000m². E completando o conjunto haverá restaurante, sanitários, lojas de souvenir, uma capela de 360 m².

parque4

Um dos ângulos de visão do alto do Parque Santo Cristo

parque3

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br