Alunos da Universidade Brasil visitam feira de Barreiras e aprendem sobre alimentos que podem combater doenças

Publicada em 13/11/2019 às 09:06

Alimentar-se é um ato natural e vital ao ser humano. Mas não é qualquer alimentação que pode trazer benefícios ao nosso organismo. É preciso conhecer quais os alimentos capazes de combater doenças, manter o peso corporal saudável e fornecer saúde e qualidade de vida as pessoas.

Pensando nessa tendência da alimentação saudável, os alunos dos cursos de Nutrição, Biomedicina e Farmácia da Universidade Brasil, visitaram a feira de Barreiras para conhecer melhor a qualidade e a origem dos alimentos que consumimos.

A visita faz parte de um projeto multidisciplinar e teve como objetivo complementar a teoria abordada em sala de aula, buscando estudar o DTA, que são as principais doenças transmitidas por alimentos e toda a parte de prevenção e higienização adequada. A turma de nutrição foi focada nos nutrientes dos alimentos, a biomedicina nos fungos causadores de doenças e a turma de farmácia, analisou frutas, legumes e as ervas medicinais.

Ao retornar para o polo, a nutricionista Maíra Rodrigues, professora da turma, continuou a aula no laboratório da Universidade. Exemplificou passo a passo a forma correta de higienização desde as mãos até os alimentos adquiridos na feira, um ato importante não só para manipuladores da área, como também, para qualquer profissional da área da saúde.

Aprenderam a técnica do branqueamento que além de manter todas as características organolépticas dos alimentos, mantém e conservam os nutrientes.

A aula prática foi finalizada com um delicioso e nutritivo suco de abacaxi com hortelã, feito pelos próprios alunos.
“A partir destas visitas técnicas, buscamos desenvolver competências e habilidades a fim de preparar o futuro profissional para a prática da conservação dos alimentos de forma adequada, visando os aspectos sensoriais, nutricionais e microbiológicos, além de desenvolver e capacidade de gestão da qualidade de produtos alimentícios”, afirmou a professora e nutricionista Maíra Rodrigues.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br