Agricultura familiar é tema de encontro de agentes de desenvolvimento

Publicada em 19/06/2019 às 08:30

Ascom Sebrae

Foi realizado na última sexta-feira, 14, o 2º Encontro da Rede de Atores do Desenvolvimento, na unidade do Sebrae em Barreiras. Nesta etapa, representantes de 25 municípios apresentaram projetos que têm o objetivo desenvolver ainda mais a agricultura familiar em cada cidade. Durante o encontro, os participantes puderam mostrar exemplos do que já existe e discutir o que pode ser melhorado na atuação dos pequenos produtores.

“Neste segundo encontro, nós fizemos um cronograma de consultoria e de produtos para fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios que estão participando. Além disso, nós também estamos organizando a realização de workshops de valorização das feiras livres, para que elas recebam maior apoio do poder público, organização e estrutura”, afirma o consultor em Economia Criativa, Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, Roberto Maciel.

A realização de todo esse trabalho da Rede de Atores de Desenvolvimento da Terra deve acontecer até novembro. De olho nesse prazo, os agentes de desenvolvimento de Ibotirama já começaram a cumprir as ações previstas no planejamento. Segundo a Diretora de Fomento a Indústria e Comércio, Janete Santos as atividades na cidade já estão em andamento.

“Nós criamos um cartão que dá desconto para os pequenos agricultores em compras feitas no comércio local. Para isso, fizemos uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas. A abrangência desses descontos é grande, pois, além de compras no comércio, os agricultores também têm descontos na mensalidade de uma faculdade”, relata Janete.

A articulação de ações entre os municípios é uma das principais metodologias da rede de agentes de desenvolvimento. Juntos, os agentes de cada cidade têm mais força para buscar o desenvolvimento, sobretudo da agricultura familiar.

“Percebemos que isoladamente qualquer município vai ter dificuldade de promover o desenvolvimento. A partir do momento que se cria esse modelo de articulação onde problemas e dificuldades comuns podem ser solucionadas através de iniciativas e projetos coletivos”, afirma o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.

Agentes de Desenvolvimento – A Lei Complementar 128/2008 criou a figura do Agente de Desenvolvimento Local, como forma de aprimoramento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. De acordo com a legislação, esse ator tem a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.

Mais informações sobre a rede de agentes de desenvolvimento estão disponíveis no Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br