ABL 15 anos de História

Publicada em 22/05/2020 às 08:42

Texto Assessoria da ABL – Fotos arquivo

Na semana em que a Academia Barreirense de Letras (ABL) comemora seus 15 anos de existência, fazemos uma homenagem a todos que participaram da sua criação, naquele 20 de maio de 2005, capitaneados pelo médico e escritor Luiz Gonzaga Pamplona (in memoriam).

Além dele, fazem parte dos precursores Ignez Pitta de Almeida, Solange Tavares da Cunha, Antônio de Pádua, Ataliba Campos Lima e Durvalino Vasconcelos Nunes. Em memória citamos que fizeram parte deste momento Edelvira Wanderley Moreno, José Agostinho Porto e Lélia de Macedo Rocha.

Também merecem ser lembrados aqueles que em seguida foram chegando para integrar o grupo, como Vinícius Azzolin Lena e Dilson Ribeiro, ambos já falecidos. Entre aqueles primeiros membros estão Nadir Xavier Andrade, Carlos Abdon, Antônio Galdino Alves de Souza, Claudio Wanderley e José Tenório de Souza.

Vale destacar que compõem o quadro de membros da academia com diversos estilos literários Tina Laura, Márcia Rasia, Robson Batista, Zeca Pereira, Celso Lacerda, Rose Spies, Vivaldo Motinha, Roberto de Sena, Rui Mesquita, Alberto Mariani, Deusdália Guedes dos Reis.

Integram o grupo desde o final do ano passado, os escritores Airton Pinto, Marilde Queiroz Guedes, Raimundo Corado, Paulo Henrique Cardoso Medrado, Delisar Nogueira Barbosa e João Paulo Pinheiro. Vale constar a passagem pela academia do ex-bispo de Barreiras Dom Josafá Menezes, Ana Barros e Tsylla Balbino.

Na presidência, além de Pamplona, passaram nestes 15 anos também Ignez Pita de Almeida, Solange Cunha, Miriam Hermes, Ananda Lima e o professor Valney Dias Rigonato, que está à frente da diretoria 2020/21.

Para comemorar a passagem dos 15 anos já havia o planejamento de um evento festivo. No entanto, diante da pandemia e necessidade de isolamento social, a programação foi cancelada neste momento, conforme lembrou o presidente.

Ele destacou que uma das principais metas da atual diretoria é conseguir a sede própria, já foi prometida pela administração municipal à diretoria da ABL na gestão passada.

Naquela oportunidade foi anunciada pelo executivo uma reforma do antigo paço municipal, na praça Duque de Caxias, apara abrigar a academia, o que ainda não foi concretizado.

Rigonato citou ainda a criação de um portal da ABL, que está em construção e estimulou a produção literária dos acadêmicos para marcar a data e agradeceu “os parceiros e simpatizantes que sempre nos motivaram e apoiaram as ações da academia”.

Com ideais de fomentar a cultura, incentivar as artes e caminhar com outros grupos de atuação, a entidade teve participação em eventos como a 1ª Bienal no Parque, as Festas Literárias (Flib) e feiras de livros.

Através de parceria com diversas agremiações, tem marcado presença em eventos como as rodas de conversa e poesia na praça do Coreto, os encontros literários, lançamentos de livros, palestras e debates com escritores em escolas e universidades.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br