Só vemos bem com o coração

Publicada em 19/01/2022 às 18:14

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Nós precisamos continuamente nos dar conta da beleza da vida, embora existam problemas. E problemas todo mundo tem, não é? O importante é não deixar que eles sejam mais importantes do que a nossa felicidade. Uma das frases mais famosas do livro O Pequeno Príncipe, um clássico de Antoine de Saint-Exupéry, “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” A linguagem e o que dela se extrai em sabedoria correspondem à experiência de quem descobre a bondade do outro. Quem olha o outro com óculos escuros, só perceberá nele o lado escuro. Passarão despercebidos a luz, a claridade, a bondade, a brandura e o amor. Somente quando olhar o meu próximo com meu coração farei justiça a ele. Mas o pressuposto é que meu coração seja bom e não um lugar cheio de sentimentos destrutivos. Aquele cujo coração é um antro de maldade, não pode ver o bem nem reconhecer o bem do outro.

O mais importante é invisível aos olhos. Os olhos veem a superfície, percebem como são as feições dos outros, percebem a irritação, a insatisfação, o fechamento, a dureza, a aflição e o pesar. O coração vê mais fundo. Ele enxerga por trás do rosto da pessoa. Ele vê dentro do coração. E ali percebe se há o desejo ser boa, de estar em paz consigo mesmo e com o mundo. O desejo de entregar a sua vida a Deus e encontrar em Deus a salvação, entrando em harmonia consigo mesma. O mais importante numa pessoa está invisível, mas também o mais importante do mundo é invisível. Isso é interessante.

A arte de viver consiste em ver com o coração e somente quando olho com o coração encontro na beleza da flor o seu criador e na árvore meu próprio desejo de estar bem enraizado num chão profundo. Só então sinto ao contemplar uma árvore o desejo de crescer e desabrochar de tal forma que outros encontrem segurança na minha sombra e consolo em minha proximidade. Só o coração vê em tudo os vestígios daquela realidade. A certeza de olhar no rosto de cada pessoa, de cada pedra e de cada árvores e sentir que existe amor em tudo a sua volta. E esse amor tem um lugar, tem uma fonte, o amor vem de Deus. Olhe com o coração e não só com a razão. Sugiro que faça esse exercício. Olha a sua volta com o coração aberto.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br