Publicada em 16/05/2019 Ã s 09:23
O mundo pós-moderno é definido pela condição de tudo parecer lÃquido: ou seja, tudo flui, é flexÃvel e é passÃvel de mudança. Verdade é que todo este dinamismo diz também sobre as nossas relações interpessoais e dos nossos interesses. Assim, as regras, as leis e as normas podem se apresentar de uma maneira e serem modificadas daqui a um minuto. Este fato coloca em discussão sobre o que esperar do futuro.
Falar em hedonismo aqui parece ser coerente, já que o prazer de nossos tempos tem sido colocado como bem supremo, seja o prazer relacionado ao consumo ou à s situações em que pessoas se deleitam ao desprazer frente ao sofrimento, humilhação e mal estar de outras. Uma ilustração a esta ideia foi apresentada por um jornal sobre um caso de bullying em que rapazes que violentavam fÃsica e psicologicamente suas colegas pelo motivo de serem gordas foram levados à delegacia para depor sobre o caso. Lá, alegaram que tal situação, intitulada por eles de Rodeio das Gordas, seria apenas uma brincadeira e que as garotas é que não sabiam brincar. Aqui, percebe-se a mudança terminológica, ou seja, do discurso, para validar a violência, dando-lhe um nome bonito, sutil, flexÃvel, novo. Isto naturaliza a violência fazendo parecer normal a mudança daquilo que conhecemos por direito inerente à pessoa humana, uma desconsideração do que definÃamos por moral e respeito ao outro.
Fato é que na pós-modernidade as coisas podem mudar a depender dos interesses de quem tem poder, vide as compras de sentenças, violação e fabricação de processos, estelionato, falsidade ideológica, dentre outros. Reitera-se que isto tem se tornado epidêmico e as pessoas ignoram as condutas honestas, o respeito e as próprias leis. Assim, são venerados, admirados e seguidos aqueles lÃderes que atendem aos desejos particulares, o que em outras palavras diz sobre o egoÃsmo, a preocupação com seu emprego, sua casa, seu prestÃgio social, etc.
Isto faz pensar que altruÃsmo é uma palavra fora dos vocabulários e fora das atitudes pós- modernas, pois neste momento, em muitos lugares do mundo, estão sendo comemorados o roubo da democracia, as condutas desonestas e a transgressão à s leis.  E já que tudo é passÃvel de mudança, registra-se aqui o desejo de que em 2019 se tenha mais altruÃsmo, respeito aos outros e à s leis.
0 Comentários