Obstáculos para as decisões

Publicada em 25/06/2020 às 14:47

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Decisões precisam ser tomadas diariamente. As pessoas com dificuldade de decidir costumam perguntar o que as impedem de fazer isso. Muitas vezes dizem que não sabem o que é certo ou que têm a impressão de não conseguir escolher um caminho entre as várias possibilidades porque, posteriormente, elas poderiam descobrir que a outra escolha teria sido melhor. As concepções impedem as pessoas de decidir-se devido às imagens que fazem de si mesmo. Daí a importância de examinar as ideias que estão por trás dessa incapacidade de tomar decisões.

Uma dessas concepções pode ser o perfeccionismo. As pessoas pensam que precisam tomar a decisão absolutamente certa sempre. Mas isso não existe! Toda decisão é relativa. Não sabemos de antemão o que vamos encontrar no caminho escolhido. Precisamos aceitar a relatividade da nossa vida e das nossas decisões.

A aceitação se mostra difícil para o perfeccionista que gostaria de ter domínio de tudo. Mas tomar decisão significa o contrário. Significa abdicar da segurança e abrir mão exatamente daquilo que se quer manter. Até para decisões menos importantes os perfeccionistas enfrentam problemas maiores. Para comprar um carro, uma senhora não conseguia decidir-se pela cor. Diante de tantas cores que a empresa lhe oferecia, ela estava em dúvida. Nenhuma cor preenchia suas expectativas. Assim, ela ficou em dúvida por semanas, o que lhe consumiu bastante energia. De um lado, ela não estava segura quanto ao próprio gosto. Do outro havia o receio da reação dos outros a uma determinada cor, se colocando na dependência do julgamento de terceiros. Não importa a cor que escolha, uma vez que posso me acostumar com qualquer carro. No entanto, para muitas pessoas essa escolha acabando sendo uma cerimônia. O perfeccionismo pode estar ligado à compulsão de querer controlar tudo, mas ao tomar uma decisão, entregamos o controle, confiamos a decisão a Deus. A falta de confiança também é algo que dificulta a decisão. Caros leitores, pensemos nisso!

Você pode viver isso em você ou conhecer alguém que tenha dificuldade em decidir. Talvez seja porque são perfeccionistas demais. A decisão é sempre relativa. É preciso decidir e confiar.

Deus te abençoe e te guarde.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br