Depoimento: O cancêr me fortaleceu!

Publicada em 03/10/2014 às 09:38

  myrna6

Por Myrna Maia

Descobri o câncer de mama (Carcinoma ductal invasivo) aos 34 anos em agosto de 2013. É estranho, mas em nenhum momento senti desespero ou raiva, pelo contrário, uma onda de muita calma e equilíbrio tomou conta de mim. Na verdade, nunca me senti com essa doença! Costumo pensar que ela veio para me alertar, para que eu cuidasse mais de mim. Desde 2011 já sentia um desconforto nas mamas, mas fui empurrando com a barriga, ou seja, fui extremamente negligente comigo mesma até que um belo dia, já em 2013, meu filho Matheus me disse: “mãe, tô cansado de toda vez que te abraço você pede para eu tomar cuidado porque seus seios estão doendo. Se você me ama, vai ver o que é isso”!

Naquela hora achei um exagero ele ter me dito isso, mas inconscientemente empurrei com a barriga mais uma vez. Talvez se eu tivesse mais atenção comigo, poderia ter amenizado a situação. Foi então que procurei a Drª Alba Dias, mastologista (pessoa muito especial para mim!), prontamente ela  me explicou que eu teria que fazer uma biópsia para termos certeza. Quando ela me disse isso, no meu coração e na minha cabeça, já sabia que havia algo de errado, mas me mantive firme. Tamanha foi a eficiência dela que olhando para o meu semblante, me tranquilizou transformando-a naquele momento em psicóloga, mãe, amiga, irmã, mulher e principalmente uma profissional humana! Sou extremamente grata à ela por ter me preparado psicologicamente e sabiamente ter me encaminhado nas mãos de belos profissionais em Salvador.

Meu tratamento começou com a cirurgia, fiz a quadrantectomia para retirar os dois nódulos malignos. Em seguida foram quatro seções de quimioterapia com ciclos de 21 em 21 dias, tendo como complemento a realização de dois meses de radioterapia. Tudo isso foi realizado em Salvador através do Hospital Português e do Núcleo de Oncologia da Bahia(NOB). É válido ressaltar que o meu tratamento foi e está sendo realizado pelo plano Planserv (sou dependente da minha mãe que é serventuária da Justiça da Bahia) e não pelo SUS. Não que eu esteja desfazendo do SUS, sei que em algumas capitais funciona, mas se fosse para eu depender dele, certamente estaria ainda na fila… O plano me possibilitou a agilidade do tratamento e as etapas a serem cumpridas. Sou privilegiada, graças à Deus! Penso que todos deveriam ter essa oportunidade…

Nunca permiti que sentissem pena de mim, ao contrário. Costumo dizer que: ruim é quando você descobre uma doença e ela não tem tratamento. O que não foi o meu caso. Pela minha fé eu me considero curada, mas sei que não é assim e que eu ainda não estou liberada, tenho um longo caminho pela frente! Hoje em dia faço hormonioterapia com uma medicação diária (Tamoxifeno), provavelmente terei que tomar durante cinco anos, podendo prorrogar por mais cinco anos e sigo uma vida normal, trabalho, faço academia cinco dias por semana, me alimento mais saudavelmente, tomo de seis a sete litros de água por dia, namoro e etc. Algumas coisas como sol, peso, correr e ficar em pé mais de 20 minutos ou sentada durante muitas horas me prejudicam (a medicação é propícia a trombose), mas procuro tomar cuidado. Ainda aguardo a realização dos exames BRCA1 e BRCA2 (estudo da mutação dos gens) onde me possibilitará de fato se haverá a necessidade da retirada dos seios, ovários, trompas, útero e talvez a vesícula. Isso tudo porque já existem casos na família de ambos os lados e essa etapa é primordial para o meu tratamento.

Sinto muita falta dos meus cabelos, eles eram cumpridos. Mas não é uma falta dolorida, na verdade já sabia que o tratamento me faria perdê-los. O mais engraçado é que muitas pessoas acham que é moda minha, pensam que radicalizei e resolvi cortá-los e andar com lenços! Aí, quando conto o motivo, elas se espantam, pois acham que estou muito bem, sempre disposta como se nada tivesse acontecido, dizem que não pareço estar fazendo tratamento de câncer… Pior que é bem isso mesmo, encaro como uma gripe onde tem começo, meio e fim!

Assim que recebi a confirmação do câncer de mama, lembro de ter saído do consultório com um só pensamento: E agora, como vou contar para meu filho? E meu emprego? Será que termino com meu noivo? Estou me sentido ótima, não entendo como estou com esta doença! Pedi um papel e uma caneta para a atendente e escrevi: “Meus planos: pós-graduacão, casa própria, levar meu filho para Nova York, tirar carteira de motorista, voltar a fazer dança, casar e conhecer novos lugares. E olha que isso fez uma diferença enorme!

É claro que tem dias que eu desanimo, parece que os dias não passam, mas graças à Deus eu posso continuar trabalhando (sou secretária administrativa) e sempre foi a melhor saída para mim, ocupar a mente. Tudo que eu preciso para ter um bom tratamento, me foi permitido: família, amor, tratamento, fé, amigos, emprego, confiança que é igual a alto estima e cura!

Infelizmente essa não é a realidade de muitas pessoas que passam por isso, mas de alguma forma precisamos adquirir forças e uma dose especial de paciência para enfrentar essa doença. É muito importante ressaltar que desde a descoberta até hoje, Deus colocou em meu caminho verdadeiros ‘anjos’ para me fortalecer, apoiar e orientar.

myrna2  myrna3

Sou muito grata primeiramente a Deus, sempre! A minha família (irmãos, pai, cunhados, sobrinhas) em especial a minha mãe Francisca Aparecida Campos de O. Maia pelo apoio incondicional e fé, meu filho Matheus por me amar tanto, por ser meu melhor amigo e por cuidar tão bem de mim, meu noivo Adailton por ter ficado do meu lado em todos os momentos, por ter um coração enorme e me amparar com seu amor. Eles são o meu porto seguro! Aos familiares (tios e primos) com carinho das tias tão queridas Fátima, Geane e Rejane, a minha querida Sirlei Jung e família por ter me acolhido com tanto amor e respeito, aos meus amigos de todo o Brasil e exterior (Pe. Fernando Pedrosa, Fernanda Guedes, Daiane Dano, Idean Barbosa, Cirila, Rita, Maria das Graças, Pablo Rodrigo, Elida, Yanna, Netha, Valéria, Tatiana Almeida, Rita Gomes, Ana Maria índia, Michele Brasil, Jeiza, Kathien, Bartira Rocha, Ivone, Cintia Nobre, Tâmara Andrade, Pâmella Sakumoto, Ivina e família, Ivania, Carlos Alexandro G. Pimentel, Maiara, Naiane, Débora, Ana Cristina, Ádna, Thayllany, Júnior Alves, Carolina Torres, Cristiane Gomes, Raquel Victer, Crisane Gomes, Josué Magno, Douglas, Helder, Paulo Cézar, Cláudio Duran, Iraci, Fernanda Kreutzer, Vanessa, Ravilane, João Moreira, Geiza Tardim, Délice, Alaine, Fabiane, Sandra, Mirna Lustosa, Michele Fanzlau Hoppe, Simone, Bruna Magalhães, Serginho Toyoshima, e família, Rodrigo, Andreia Machado, Nara, Nádia, Graziela Agostine, Karina Aguiar, Coronel Carlos Moura), que me dão força a cada dia, a cada instante, sempre! Aos meus vizinhos queridos Valdires Gomes e família e Geiza, à competente equipe da Drogaria Rocha (representada por Ney Rocha), a equipe médica (Dr. Ednaldo Sandes/mastologista, Drª Renata Cangussú/oncologista, Drª Christine A. Pinto/radioterapêuta, Drª Ivana Lúcia de O. Nascimento/geneticista, Dr. Heron Cangussú/cirurgião, Ana Lísia C. N. da Costa/dermatologista) que não tenho palavras por tanto cuidado, carinho e comprometimento comigo, aos meus chefes queridos, minha segunda família, Alex Alves da Silva, Delbo Augusto Corado, Daniel Nogueira e Fabiana Gomes Reis por serem tão humanos e prestativos com a minha situação, a escola do meu filho (Enigma), nas pessoas de Ellén Sodré, Luiza, Aydee e Denise por também terem dado todo o apoio necessário para eu conseguir me tranquilizar. Enfim, a tantos outros amigos e até aquelas pessoas que eu não conheço, mas que com simples gestos me deram ânimo para continuar!

O câncer é tão sorrateiro que muitas vezes nos pegam de surpresa. Não deixe o preconceito, o medo e a ignorância lhe influenciar. A aparência muda, os cabelos podem cair, o humor pode alterar, mas tudo é passageiro e depois tudo volta ao normal, com mais força e vigor. Até a nossa postura diante das dificuldades da vida muda e para melhor!

Aproveitar mais o tempo com sabedoria, permitir que sua mente só absorva pensamentos positivos, permanecer em agradáveis companhias, ocupar a mente com um trabalho, ler bons livros, escrever, ouvir músicas que gosta, agradecer, ter fé (independente da religião), tudo isso são alternativas de paz espiritual que devemos ter para encontrarmos um equilíbrio interior. Eu pequei muito em não ter percebido os sinais a tempo, por isso faço um apelo para as mulheres (tanto jovens como senhoras) que não deixem de frequentar um profissional na área e nem desista de si própria. Superar o câncer de mama é possível!

myrna1  myrna

myrna4  myrna5

37 Comentários

  1. Myrna Maia disse:

    Olá Maria! O tamoxifeno que tomo diariamente é fornecido pelo planserv sim através do NOB – Núcleo de Oncologia da Bahia, onde faço o meu tratamento.

  2. MARIA disse:

    Myrna, estou fazendo hormonioterapia com tamoxifeno tb e vi em seu depoimento, que bom que vc ja superou .. Vc diz que o plano PLANSERV cobriu tudo…isso inclui o tamoxifeno tb? Ha 4 meses recebo pelo SUS mas há 15 dias uma medica fez o pedido ao planserv e acha que nao vao liberar.. Abraço

  3. Sonaly Pontes disse:

    Nossa Myrna que exemplo de superação, muito emocionante suas palavras, em nem um momento senti pena e sim senti orgulho e admiração com tamanha disposição e auto estima para vencer esse obstáculo em sua vida, parabéns por essas palavras de força que com certeza vai ajudar e servir de exemplo para várias outras pessoas, que Deus continue te dando forças e te abençoando sempre, para que tudo continue dando certo. Beijoss e saudadessss

  4. Fernanda disse:

    Mirna que lindo depoimento! Voce sempre foi essa pessoa querida, meiga e forte! E Deus te abencoa sempre! Fico muito feliz de te ver vencedora e nunca tive duvida disso. Agora eh a ser feliz! Saudades enormes! Beijos, Fe!

  5. Mônica Guedes disse:

    Myrna vc é realmente admirável! Grande exemplo de força e superação, enfrentar essa barra não é p qualquer um! Que Deus continue te fortalecendo e te abençoando! #MyrnaGuerreira Bjos e um caloroso abraço!

  6. Idean Barbosa disse:

    Amiga, você é referência para nós de otimismo, determinação, confiança, força e principalmente o carisma. Esta mensagem é aquela especial de sempre para você:
    “Tudo posso naquele que me fortalece” Deus te abençoe.
    Um grande abraço.

  7. Chrysney Cadore disse:

    Myrna minha amada, vc é um tesouro de pessoa, sempre guerreira e também sempre vitoriosa! Agradeço a honra da sua amizade, pode contar comigo sempre! bjs

  8. Dra. Alba Dias disse:

    Querida Myrna,
    Mais uma vez você conseguiu nos tocar com tamanha grandeza. Mais uma vez me emocionou muito. Inicialmente, gostaria de agradecer pelas palavras de carinho. Muito obrigada. Continuando, quero dizer que para todos nós, médicos que te acompanham, você é um grande presente, pois nos ensina todos os dias o sentido da vida. Sempre te disse que você é guerreira demais e encara as intempéries da vida com sabedoria e fé em Deus. Com certeza, hoje você é um símbolo maravilhoso de luta para todas as mulheres do oeste baiano. Você é multiplicadora de uma ideia que significa: Nunca deixar se abater diante dos problemas, travando uma guerra diária com eles, como foi a tua luta contra o diagnóstico, não permitindo que fosse vencida. Ao contrário, você o venceu!!!!!
    Beijos.
    Tua médica e amiga,
    Alba.

  9. Renata Maia disse:

    Deus, que coisa linda, irmãzinha!!!

    Gente, é tudo verdade, esta é a forma dela encarar a doença desde antes mesmo de saber o resultado e já desconfiar que algo não estava bem..e desde este momento eu já chorava do lado de cá…longe, impotente por não poder estar ao lado dela neste momento..
    Digo que é tudo verdade por que minha irmã é a minha melhor amiga desde sempre e jamais conseguimos mentir um sentimento, nem mesmo disfarçar o que sentimos uma para a outra…
    Entre as milhares de ligações que tivemos desde a confirmação do câncer até hoje ela JAMAIS chorou, se quer mostrou fraqueza ou até mesmo uma voz tentando engolir o choro por que estava/está triste…
    Os dias se passavam e eu pensava “hoje ela vai chorar, porque amanhã será a cirurgia”, mas nada!
    Aí eu continuava a pensar “hoje ela chora porque amanhã vai iniciar a quimioterapia e os cabelos, sempre compridos e que tanto gostava, certamente iriam cair”, mas nada dela chorar!
    Pior, fez piada do acontecimento, dizendo que o cabelo “ficou de passageiro” na poltrona do avião (isso porque, ele caiu quase que por inteiro em uma das viagens que fez entre Barreiras e SSA) e que continuava a cair como “algodão doce”..rss…esta é a minha irmã!!!
    Gente….e até o dia hoje ela não chora, nunca demonstrou desespero….reclama de uma dor ou outra, mas logo dá risada, diz o quanto correu na esteira no dia e faz piada de si…rss…
    É EMOCIONANTE assistir à tudo isso…me proporciona gargalhadas diárias porque enquanto a chorona aqui se segura para disfarçar a preocupação, a voz embargada, o choro (desta parte ela só ficará sabendo agora..rss…) ela fica rindo do outro lado da linha como se estivesse falando de um simples resfriado..rss..
    Minha irmã é uma lição de vida para tanta gente, um destes exemplos para o mundo saber, por isso assim que possível ainda quero traduzir esta matéria e postar no face porque tenho muitos amigos e contatos no exterior, já que trabalho com turismo voltado ao mercado internacional (estrangeiros vindo ao Brasil) e vejo relatos deles próprios ou sobre amigos ou familiares deles com câncer, mas geralmente relatos tão tristes e doloridos que é por isso que quero que a forma como minha irmã tem conduzido sua vida desde o ano passado seja motivação e talvez uma luz no caminho destes outros que não conseguem ter forças para encarar o tratamento como ela faz.
    E, o mais lindo de tudo isso é que ela ainda se preocupa com a minha vida, com a vida das pessoas da família, amigos, chefes etc!
    Aliás, que chefes maravilhosos!!!! Agradeço pelo carinho, paciência e humanismo com minha irmã..não são todas as empresas que tratam um funcionário que está doente da forma como vocês o fazem..são admiráveis!!
    E estes amigos?? Que gente linda, estes são caros!!! Fazendo o papel que eu gostaria de estar fazendo, mas a distância….ah, esta distância que me maltrata…Feliz por ela ter vocês por perto, são novos irmãos para mim!!!
    Nossa mãezinha (patinha-fofa..rss), meu cunhado querido, tias lindas, nossas sobrinhas, primos..puxa, tão confortante saber que estes te cuidam e tão bem…Obrigada, amores!!!
    E que sobrinho é este que tenho?? Coisa rica..lindo da tia! Amo-te tanto, Matheusinho…obrigada por cuidar da nossa preciosidade, amor!
    Irmã, eu te amo tanto, tanto que dói (lembra?..rss), eu preciso tanto de você (tem noção disso??)…preciso de você bem logo, não importa se este “logo” será amanhã, em um mês, 5 anos, 10 anos…porque não interessa a duração desta caminhada se nela Deus está sempre com você (e como Ele está!)..sempre te disse que admiro sua relação com Deus, sua fé..e agora tudo ficou ainda mais emocionante..você está sendo amparada e virou este exemplo porque está nas mãos de Jesus..de Nosso Pai..
    TE AMO MUUUUITO, nunca me acostumei com a sua “ausência” no final do dia, como suas “tiradas” hilárias, suas imitações me fazem falta..que saudade das gargalhadas que me presenteia, puxa!
    No whatsapp ou ao telefone não têm a mesma graça..e é por isso que muitas vezes me bate uma vontade louca de voltar a morar em Barreiras, só para ter você no final do meu dia..todos os dias…porque és a pessoa que mais amo na vida!!!!
    Ahhh e largue o ‘whats’ e trate de dormir às 22h00, caso contrário vou ligar p/ os seus médicos e te caguetar, como dizem aqui no Rio…kkkkkkkkk..
    Vem p/ cá qualquer hora destas, vai….vc precisa ser comemorada!!! Os amigos cariocas aqui precisam conhecer as suas ‘histórias’, mas contadas por você!!! Se já riem quando eu ou seu cunhado contamos, imagine como será quando conhecerem a “peça rara”, o “biscoito fino” pessoalmente???!!! kkkkk…Certeza de gargalhadas por um longo tempo…
    AMO-TE, AMO-TE, AMO-TE!! E desculpe-me porque nunca consigo escrever pouco né…pra variar…rss..

  10. Joao Moreira Santiago Neto disse:

    Minha querida Mirna (irmã), me sinto lisonjeado por ter convívio de ti e toda sua Familia., e esses pequeno probleminhas que tenhos no longo de nossa vida são para nos fortalecer, nos aproximar da nossa Familia., vc ‘e uma Guerreira uma vencedora, admiro a sua forca e com Fe e Jesus vc já esta curada….
    Beijos no seu coração
    Amamos vc de coração
    Joao Moreira e Hilda
    (Familia PASTELBOM)

  11. Pablo Rodrigo disse:

    Amo vc minha amiga, pode contar comigo quantas vezes precisar…

  12. Francisca Aparecida Campos de Oliveira Maia disse:

    “Há males que vem para o bem”. Deus é amor!
    Myrna, minha filha, às vezes, algumas coisas acontecem e entristecem nosso coração, e nós achamos que Deus não está vendo. Mas, Ele acompanha cada acontecimento do nosso dia e sabe exatamente como nos sentimos em todos os instantes.
    Acontece que, em alguns momentos, Deus está ao seu lado, cuidando da sua felicidade. “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”. Provérbios 3:12. “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias, correrão, e não se cansarão: caminharão e não se fatigarão”. Isaías 40:31
    Que Deus esteja sempre te iluminando minha filha!

  13. Luhra disse:

    A Myrna é uma prima querida e exemplo de pessoa com quem tenho o prazer e o privilégio de conviver, não tanto como queria. Parabéns pela força de encarar um tratamento tão duro (muitas vezes me esqueço do fato de você ter convivido com um câncer, tamanha garra e disposição) e pela coragem de explicitar o seu caso em público que, aliás, é um serviço de utilidade pública. A prevenção é o ideal e o tratamento possível. Parabéns, Myrnoca. Amo você!

  14. FABIANA SOUZA disse:

    genteeeeeee a Myrna e simplesmente assim mesmo como diz!!! fui visita-la rapaz tomei um susto pois e muita alegria e disposição ela e exemplo de vida fe coragem e muito mais; conheço toda essa familia de pertinho são pessoas queridas amadas. Myrna me sinto honrada em participar dessa sua etapa que tira de letra! te desejo tudo d melhor uma boa recuperaçao..se precisar estou aqui sempre…um forte abraço.

  15. Tainara Lustosa Cézar disse:

    Que lindo depoimento…encorajador. Que usa fé seja renovada a cada dia e acredite que Deus nunca soltou sua mão.

  16. Delice Ribeiro disse:

    Amiga e irma, temos tantas semelhanças que nem as dificuldades tira nossos risos…te amo muito!

  17. Auxiliadora Silva disse:

    Talvez vc não lembre de mim. Morei em Barreiras e tive a oportunidade de passar alguns dias na sua casa, conviver com essa família maravilhosa. Fiquei surpresa quando vi, através do face, essa reportagem. Como vc cresceu espiritualmente! Parabéns pela sua força e por tanta determinação! Lembranças a D. Francisca e Seu Moisés.

  18. Glaucia Maia de Castro disse:

    Mirna minha prima, sem duvida que você é especial um ser iluminado, com tanta sabedoria, magnitude diante de tanta adversidade, encarou tudo com muita positividade e tranquilidade. Vendo sua lista de pessoas a agradecer percebo que eles mais do que você são gratos pelo simples fato de conhecer e conviver com um ser de tamanha grandeza e resiliente. Nem preciso dizer que a admiro! Continue assim.

  19. Michele Silva disse:

    Mirna vc é um exemplo de vida,bjo.

  20. Netha disse:

    Minha querida amável, guerreira e admirada amiga, és o reflexo de luz, alegria e positividade. Sinto me extremamente honrada de fazer parte da sua vida. Independente de qualquer coisa, sempre amei está ao seu lado, ouvir seus contos Hilários e compartilhar minhas maluquices, e vc tem um dom todo especial de nos ouvir, amo o som do seu riso.
    Amiga, sempre disse a vc e reafirmo, precisando é só chamar, nunca impus qualquer obstáculo pra está ao lado de um amigo, e saiba que vc é hiper especial pra mim. Orgulho demais desse texto tão bem colocado e bastante reflexivo. Parabéns, DEUS a abençoe sempre…. Não vou dizer que gosto de vc nem muito menos que adoro pq estaria mentindo, seu espaço em minha Vida já ultrapassou todas essas fazes. Hoje com convicção posso dizer : te amo Amiga. AMIGOS TBM AMAM, vc conseguiu conquistar o sentimento mais sublime de todos… Milhões de abraços e beijos….. A VITÓRIA É TUA… DEUS CUIDA DE VC, NADA ACONTECE SE NÃO FOR PERMISSAO DELE.

  21. Simone Mirele disse:

    Mirna, você é especial! Um prazer tê-la como amiga! Exemplo de ser humano com garra e fé! A vida tem dessas surpresas… e você soube lidar muito bem com elas. Sempre oro à Deus por você! Ah, belo texto: muito esclarecedor! Abraço muito forte! 😉

  22. Valeria Paloschi disse:

    Myrna você é uma pessoa mais que especial, estamos todos juntos contigo. Te admiro pela coragem, força e fé. Que Deus te ilumine sempre. Forte abraço!!!!

  23. Cláudio Durán disse:

    Quando temos um amigo passando um aperto, por qualquer que seja a nossa primeira atitude é sempre a de ajudar, socorrer. Nesse caso isso não é possível de ser materializado em uma única atitude, mas somente em várias. Abraços, apoio, palavras de força, de fé, de tranquilidade sempre. Nossa amizade é muito antiga e sinto muito não ter poderes para ter feito mais do que falei antes, mas sempre soube que passaria e venceria pous é forte e tem uma cabeça boa e um coração de ouro. Como te disse mais cedo, é muito lisonjeiro seu agradecimento, mas não sou merecedor. Quem merece é você com sua força, sua tenacidade e firmeza diante de tal dificuldade. Tenha certeza que será sempre símbolo e modelo de ser humano a ser admirada e seguida por quem está passando por tão profunda dificuldade. Te admiro muito, minha amiga! Fica com Deus! Precisando, é só falar! Beijo.

  24. Michele Silva disse:

    Myrna você é um exemplo de vida.

  25. Solange Macedo disse:

    “Não existe nada impossível para Deus, quando o desejo de vencer vem da nossa FÈ e de uma vontade indomável de viver e de ser Feliz.”
    Uma grande beijo.

  26. Naiana Bacelar disse:

    Sua alegria é contagiante Myrna!!!
    Você é uma pessoa iluminada, confiando sempre na graça maravilhosa do nosso Deus, encarando com coragem, determinação, persistência esse novo desafio que está à sua frente, que com certeza irá superá-lo.
    Beijos!

  27. Kathien Adriana Milani Albuquerque disse:

    Myrna querida…te admiro muito pela sua força, sua coragem e sua alegria! Você é uma vencedora amiga! Muito feliz por você e conte sempre comigo! Beijos

  28. Jeiza Santana disse:

    Acredito que nada na vida é por acaso, por mais que passe despercebido no momento mas logo depois acabamos ou não percebendo o propósitos dos acontecimento em nossas vidas… Feliz daqueles que tem a sensibilidade e sabedoria de enxergar a grandeza de pequenas coisas e principalmente nas dificuldades. Infelizmente isso não é pra qualquer um, pois a força que nos move vem de Deus mas a gente precisa acreditar de fato para que seja real. Por isso te admiro tanto querida Mirna por cultivar isso dentro de você, pela sua coragem e generosidade em compartilhar momentos especiais de sua vida e acima de tudo o seu senso de humor sempre!! Obrigada por dividir conosco suas aprendizagens e suas preciosas perolas! Afinal você é um “biscoito fino” rsrs…Que Deus nos abençoe com muita saúde! Bjão.

  29. Eva disse:

    Quando fiquei sabendo da sua doença, não tive duvidas da sua vitória! Saudades. Beijo grande! :*

  30. Maria Cirila disse:

    Que depoimento mais lindo…!!!Te admiro muito minha amiga, você é um exemplo para todos nós.
    Você passou por muitos momentos difíceis, mas graças a Deus você superou e está se recuperando…
    Seu alto astral contagia todos a sua volta, então continue sendo essa pessoa maravilhosa que você sempre foi, porque Deus está contigo, te dando toda a força necessária para você seguir em frente.

    Te ADORO !!! Beijinhooos…

  31. Daniel Sousa disse:

    Myrna, Vc esta de Parabéns!!!
    Talvez não lembra de mim, mas sou filho de Ana Lucia da Silva Torres Sousa que trabalhou com sua mãe muito tempo e que ainda trabalha no forum, mas o importante nesse momento é ver essa garra sem limite e uma busca incessante pela felicidade.Tenha certeza que aos olhos de Deus esta totalmente curada e é sua fé que nos mostra isso através de sua paralvras acima.Força, Garra e Fé, venha o que vier. Que Deus te abenções.

  32. Myrna Maia disse:

    Agradeço imensamente ao Jornal Nova Fronteira por ter me dado este espaço e também aos amigos queridos pelo carinho. Beijos!!!

  33. Tatiane Almeida disse:

    Ho minha linda!!! como tenho orgulho de te ter como amiga.
    Você é guerreira demais uma das coisas que mais admiro em você.
    Bjus em seu coração, estarei aqui sempre que precisar.

  34. Ramayana Raja disse:

    Seu sorriso lindo e contagiante sempre esteve com você,até mesmo nos momentos de dificuldade,isso se chama DEUS!
    Você é muito abençoada pela força e pela família que tem.
    Parabéns por nos passar este exemplo de vida e coragem e ao jornal nova fronteira por esta matéria delicada e esclarecedora de como conduzir a vida nas dificuldades.
    Um grande beijo e um abraço apertado.

  35. Rilma Soares Sales Xavier disse:

    Oi Myrna, fico feliz em ler o seu depoimento, isto nos fortalece e ajuda a enfrentar com mais naturalidade esta doença que está tão presente em todo o mundo. Eu tive em 2009 um CA da Tireóide, fiz a cirurgia e o tratamento, também pelo meu Plano, PLANSERV, no hospital Português, fiquei afastada do trabalho durante 6 meses e hoje estou CURADA, trabalhando e vendo meus netos crescerem ,Graças a Deus!!!! Tive e tenho o apoio dos meus familiares, amigos ,colegas de trabalho e irmão que a vida nos presenteia. Só tenho que agradecer a Deus por tudo. Tenha Muita Paz! Bjs Rilma

  36. Karina Pamplona disse:

    Parabens pela materia. Em especial a Myrna em trazer tudo a tona,e claro abrir os olhos de todas nos.

  37. Daiane Dario disse:

    Você é exemplo de perseverança e superação amiga!!
    Admiro pela garra e fé. Bjão

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br