Credibilidade e confiança

Publicada em 19/05/2022 às 16:48

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Um provérbio diz que quando alguém mente uma vez ele não merece crédito mesmo falando a verdade. Na vida, muitas vezes não se trata de mentiras no sentido próprio, isto é, de afirmações falsas, mas simplesmente de enfeitar as coisas, torná-las inofensivas, ocultar informações ou não tratar de forma honesta com a verdade. Muitas pessoas fazem isso e perdem a credibilidade. Essa conduta pode rapidamente pôr em risco a credibilidade e a credibilidade é indispensável a uma liderança eficiente e mais tarde, se a pessoa agir assim, não será fácil reconstruir sua credibilidade. Por isso, o cuidado na comunicação é de fundamental importância. Podem ser úteis os seguintes princípios: jamais falar mal a respeito de pessoas ausentes ou sobre pessoas ausentes, só falar valorizando-as. Muitas vezes se pode observar que quem gosta de falar mal sobre quem está ausente, na sua presença fala de uma forma completamente diferente. Essa conduta é um caminho seguro para acabar com a credibilidade.

A coragem de fazer uma crítica direta faz com que as pessoas se tornem merecedoras de crédito. A desvantagem de você sentir-se mal no momento em que está recebendo a crítica, será recompensada ou compensada de muitas outras maneiras depois. Quem faz crítica direta é considerado como uma pessoa sincera. A pior coisa é criticar quando a pessoa não está e depois, diante dela, não falar a verdade. Quando a crítica é feita de imediato e sem rodeios, provoca um bom clima nos relacionamentos e a crítica sempre estará voltada apenas para a conduta que não está em ordem e não para as pessoas. Uma coisa é criticar um comportamento e outra coisa é criticar a pessoa.

A credibilidade cresce na medida em que também os coordenadores admitem seus próprios erros sem pretender camuflar suas deficiências. Admitir as próprias deficiências, ao mesmo tempo torna a pessoa mais tolerante em relação às fraquezas dos colaboradores. As pessoas nas quais podemos confiar constituem uma bênção. Elas trazem segurança e tranquilidade mesmo nas situações difíceis. Por isso, caro leitor, cuidemos para manter a credibilidade e confiança das pessoas. Quem perde isso, perde muito.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br