Riachão das Neves – Prefeitura apoia agricultores familiares na produção de alho-semente livre de vírus

Publicada em 17/06/2015 às 15:22

riachao

Ascom PMRN

A produção de plantas livres de vírus foi, sem dúvida, um grande avanço tecnológico para a cultura do alho, propiciando a redução dos efeitos da degenerescência causada pela infecção viral. Entretanto, o aproveitamento de todo potencial desta tecnologia pelos produtores exigiu a elaboração de um programa de manutenção de qualidade do alho-semente adequado à realidade das propriedades rurais brasileiras.

Segundo Hamilton Lima, prefeito de Riachão das Neves, Oeste da Bahia, não basta apenas distribuir sementes livres de vírus para os agricultores, é preciso garantir aos produtores o acesso de forma intensa e independente a um estoque permanente de alho-semente livre de vírus que pode ser mantido em suas propriedades rurais.

riachao2

Pensando nisso, a Embrapa Hortaliças, EBDA e Secretara de Agricultura do município, montaram um telado para produzir alho-semente livre de vírus no lote do produtor Miguel Souza Neto, no Assentamento Rio Branco, bem como a distribuição de seis quilos de sementes certificadas e insumos para a boa condução da produção com a finalidade de atender aos pequenos agricultores no município.

riachao1

O telado é construído com tela antianfídeos, que evita a entrada de pragas, especialmente dos vetores de vírus, permitindo que o produtor mantenha indefinidamente a qualidade do alho-semente.

O secretário de agricultura, Junior Nunes, falou que a produção de alho-semente livre de vírus é um novo horizonte para a atividade hortícola do município.  “Agradeço aos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura que se dedicaram diuturnamente para a implantação desse novo modelo de produção de sementes e Miguel Souza Neto que é o principal articulador e defensor da cultura no município”, finalizou o secretário.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br