Estação Mandala (01 de 06) • #DEALUNOPARAALUNO NA AGROBALSAS 2019

Publicada em 24/05/2019 às 20:05

Fonte Canalmatopiba

É chamada assim pela forma circular paralela como são plantadas as culturas. Há espaço garantido para a circulação necessária e a aguacão torna-se mais fácil, com melhor aproveitamento da água. O tamanho de cada cultura também determina sua posição na mandala, estabelecendo a relação de luz e sombra, adequada a cada uma.

No meio da plantação que mais parece uma obra de arte, são criados animais que aproveitam o ambiente e em alguns casos, produzem adubo orgânico que volta para a mandala.

Este ano a FAPCEN apostou nos alimentos funcionais e plantas para a recuperação de solo, na plantação da mandala. Foram plantados: girassóis, crotalárias, amarantos, kenaf e gergelim. Ao centro, os cisnes se esbaldam na água, protegidos por todo o verde em volta.

Lindo de se ver! Certamente a cultura irá influenciar muitas hortas nas casas dos alunos que puderam ver, aprender e experienciar a mandala de pertinho.

*O PROJETO*

No projeto educacional De Aluno para Aluno, desenvolvido pela FAPCEN, do qual já falamos anteriormente (procure pela #Fapcen em nossas redes), alunos do primeiro período de Agronomia orientam alunos da educação básica ao ensino médio, sobre o meio ambiente, cuidados, manejo e preservação.

Parte do processo ensino aprendizagem se dá através da experiência compartilhada entre eles. Para tanto, todos visitam juntos 6 estações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br