Esperança e capacitação: Fazenda Modelo retoma aulas presenciais

Publicada em 06/08/2021 às 15:10

Ascom Aiba

Após um longo período de paralisação, por conta da pandemia da Covid-19, a Fazenda Modelo Paulo Mizote retomou as aulas do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, nesta quarta-feira, 04. Os 78 estudantes matriculados em dois turnos, que estavam estudando remotamente desde fevereiro, iniciaram os módulos práticos da capacitação técnico-profissional.

Nesta quinta-feira, 05, membros da diretoria da Aiba, representados pelo presidente Odacil Ranzi e o diretor financeiro, Hélio Hopp, deram as boas-vindas aos aprendizes, ao lado da secretária municipal de educação, Gabriela Nogueira, e da subsecretária Cátia Alencar. O município de Barreiras vai contribuir com a iniciativa, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que permite a cessão do transporte escolar.

“É gratificante encontrarmos jovens dispostos a se profissionalizar e trabalhar para o crescimento da agricultura brasileira. Essa é uma excelente oportunidade para eles, que podem ser contratados em definitivo após o período de instrução, e para os produtores, que terão profissionais capacitados em suas propriedades”, refletiu Odacil Ranzi, presidente da Aiba.

Durante a formação, que dura aproximadamente 10 meses, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre saúde do trabalhador rural, importância das culturas da soja, do algodão e do milho, preparo do solo, manejo da cultura, manejo fitossanitário e irrigação, dentre outras disciplinas. Além da sala de aula, é na Fazenda Modelo que eles têm o contato com a terra e aprendem técnicas de plantio e operam equipamentos agrícolas.

“Temos o entendimento que precisamos manter os protocolos de segurança visando o enfrentamento da Covid-19, o retorno das atividades presenciais na Fazenda Modelo, representa a força e o otimismo do agronegócio, que como sempre vem lutando e trazendo oportunidades para todos”, afirma Valmir Júnior, supervisor de produção da Fazenda Modelo.

Todas as orientações dos órgãos sanitários, que tem como objetivo a prevenção à Covid-19, continuarão sendo adotadas durante o translado e as aprendizagens.

Histórico do programa

Criado em 2013, o Programa Jovem Aprendiz na Área Rural atende à Lei 10.097/2000, cujo texto determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de aprendizes. Sob a coordenação da Aiba, Cetep e Senar/SPRB oferecem a capacitação aos matriculados. O programa conta ainda com o apoio da Codevasf, que cedeu o terreno para a implantação da Fazenda Modelo. Somado a tudo isso, empresas do ramo agrícola e os produtores associados da Aiba também investiram recursos para a infraestrutura, doaram equipamentos e maquinários.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br