Dia de Campo da Sementes Oilema se consolida como maior evento em transferência de tecnologia

Publicada em 22/02/2016 às 16:37

oilema

Texto e fotos Eduardo Lena | Redação JornalNF

O Dia de Campo da Sementes Oilema chega em sua 18ª edição e se consolida como maior evento de transferência de tecnologia do agronegócio do Norte/Nordeste do país.

oilema1

Realizado no último dia 20, no Condomínio Irmãos Gatto, localidade de Placas, zona rural de Barreiras, o evento contou com mais de mil e duzentos participantes, entre técnicos, revendedores de insumos agrícolas e empresários do agronegócio, que buscam nesse Dia de Campo, conhecer os últimos lançamentos que a empresa disponibiliza para o mercado, e que ano a ano vem conquistando mais e mais clientes. Atualmente a Sementes Oilema atende mais de 500 mil hectares de lavouras, sendo 50% no Oeste da Bahia e o restante nos outros Estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins e Piauí), além de agricultores do Estado do Mato Grosso que encontraram no material produzido pela empresa, variedades superiores que tem proporcionado altas produtividades em suas respectivas regiões. Além das diversas variedades já consolidadas no mercado, a Sementes Oilema, em parceria com a Monsoy, lançou a M8808|PRO, material Intacta que surpreendeu pelos números nas pesquisas.

Os participantes (muitos deles vindos de regiões produtoras do Matopiba) assistiram nos estandes montados em campo palestras com pesquisadores renomados em nível nacional, que abordaram vários temas, entre eles como a precisão que envolve a decisão na escolha das variedades e sementes no processo de semeadura e o reflexo disso na produtividade, fator determinante para mudar drasticamente a produtividade, palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas/RS, Dr. Paulo Dejalma Zimmer. O pesquisador enfatizou e brincou com os participantes alegando que a semente é o insumo mais nobre de uma lavoura e que deveria vir com manual de instruções.

oilema2

O manejo de doenças na cultura da soja, os melhores posicionamentos dos produtos (quando e como colocar), e a importância das aplicações preventivas, fatores determinantes pela sanidade da planta e consequentemente pela produtividade do material colocado em campo, esteve a cargo da Engª Agrª Doutora em Fitopatologia da Universidade de Passo Fundo/RS, Carolina Cardoso Deuner.

oilema3

Já a palestra ministrada por Adriano Vecchiatti Lupinacci, graduado em Engenharia Agronômica e Mestre em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e que atua nas áreas de Gestão de Empresas Rurais e Gestão Financeira Rural, teve como foco os benefícios que a gestão pode trazer para os produtores no sentido de se ter em mãos números que possam proporcionar total controle do negócio, e que o empresário tenha condições de fazer seu empreendimento trabalhar para ele, e não o contrário.

Vários números comparativos entre áreas foram apresentados aos participantes, mostrando que produtividade em suma não significa lucratividade, onde áreas melhores administradas podem gerar mais lucros aos agricultores, mesmo não obtendo grandes produtividades.

oilema4

Outro estande aguardado com grande expectativa foi o de Fernando Muraro Jr., Engº agr. e analista de mercado da AgRural Commodities Agrícolas, e sua renomada ‘Tenda dos Milagres’, que em função do local onde aconteceu esse ano, poderia ser denominada como o ‘Armazém dos Milagres’. Ele falou sobre o cenário do mercado mundial de commodities, com foco na soja e milho. Informações do mercado agrícola é fundamental para que o agricultor possa embasar suas decisões quanto à comercialização, bem como para a decisão de qual cultura o produtor deverá dar mais ênfase na próxima safra. O empresário rural não tem mais o direito de errar, ele precisa ter sucesso em todas as pontas da cadeia produtiva, seja no plantio, condução e comercialização de sua lavoura.

 

Responsabilidade social – Preocupada com o meio social em que está inserida, a Sementes Oilema doou para as Apae’s de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, mais de R$ 20 mil arrecadados com as inscrições no Dia de Campo. Cada participante do evento pagou o valor de R$ 20,00 que serão revertidos na melhoria dessas instituições. E essa não foi a primeira vez que a empresa arrecadou fundos para as Apae’s. Isso já ocorre desde a 4ª edição do dia de Campo da Sementes Oilema.

 

oilema5 oilema6 oilema7 oilema8 oilema9 oilema10 oilema11 oilema12 oilema13 oilema14 oilema15 oilema16

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br