Abapa vai promover “Clínica de Aeronaves”

Publicada em 06/12/2021 às 09:25

O evento é exclusivo para associados e direcionado à parametrização de aeronaves agrícolas e formação profissional

Ascom Abapa

Mais precisão, segurança e sustentabilidade na aviação agrícola tem sido a busca constante de agricultores e empresas para evitar as dispersões, ou derivas, nas aplicações. Isso requer aeronaves calibradas e pessoal bem treinado. Para suprir esta demanda no Oeste da Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está modelando novos cursos de capacitação direcionados a executores e coordenadores de aviação agrícola, que serão fornecidos pelo seu Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 2022.

Como parte deste plano, entre os dias 13 e 18 de dezembro, a Abapa apoiará a realização de um evento-piloto que evidenciará sua atenção a este tema, assim como irá medir o interesse do público. Os participantes terão uma visão geral acerca de todos os pontos de calibragem presentes nas aeronaves agrícolas. A iniciativa será desenvolvida em parceria com as empresas SABRI e a ABA Manutenção de Aeronaves.

Com atendimento exclusivo aos associados Abapa, a programação será realizada em duas etapas, capacitação teórica e avaliação das aeronaves, que ocorrerão em dois lugares, respectivamente: a sede do CT da Abapa, nos dias 15 e 16, e a pista de pouso da Fazenda Warpol, do Grupo Busato, na qual os participantes serão instruídos na prática sobre os cuidados que devem ser observados na calibração das aeronaves. A capacitação, no Centro de Treinamento, será gratuita para associados, e conta com uma carga horária de 16 horas, entre teóricas e práticas. A estimativa da Abapa é de atender até 30 participantes, neste primeiro momento. Nos módulos teóricos, serão abordados temas como o conceito geral de tecnologia em aplicação aérea de líquidos, preparo de caldas e abastecimento das aeronaves agrícolas, altura de voo ideal, mitigação de deriva, dentre outros.

Já a Clínica de Aeronaves terá um custo especial para os associados, e contempla a aferição e certificação do aparelho, através de uma metodologia importada dos Estados Unidos, e aperfeiçoada pela SABRI, a Espectometria de Fio. A clínica tem capacidade para aferir, em média, cinco aeronaves por dia. De acordo com o consultor Eng. Agr. PhD Henrique Campos, da SABRI, a tecnologia avalia a uniformidade na aplicação. “Usamos um corante não tóxico, e um fio especial para isto. Após a análise, podemos saber se está havendo sobreposição na aplicação e dispersão”, explica. Para emitir o laudo, o consultor precisa ser credenciado pela National Agricultural Aviation (NAAA).

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, o curso é mais uma prova da atuação de vanguarda da associação, especialmente no que diz respeito à entidade. “Procuramos sempre encontrar soluções para garantir a produção em linha com o meio ambiente, o social e a viabilidade econômica do produtor. A aviação agrícola tem sido uma ferramenta chave para a agricultura brasileira e garantir que ela seja segura, eficiente e sustentável é a nossa meta”, conclui Bergamaschi.

PARA SABER MAIS: 77 3639-6832 e 77 9 9829-9092

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br