Abapa beneficia pequenos agricultores de São Desidério com kits de irrigação

Publicada em 25/04/2020 às 09:11

Ascom Abapa

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) mantém esforços para apoiar a comunidade agrícola durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta-feira, 23, sete famílias da zona rural do município de São Desidério foram beneficiadas com kits de irrigação para garantir a produção agrícola o incremento da produção. A entidade aposta na transferência de tecnologia como estímulo ao desenvolvimento socioeconômico dos pequenos agricultores impulsionando a geração de emprego e renda nas regiões Oeste e Sudoeste da Bahia.

Um dos beneficiados, Janderson Soares, da comunidade de Calidé II, afirma que o kit de irrigação vai reforçar seus projetos com as culturas do tomate e pepino. “O kit da Abapa é mais um grande incentivo. Agora poderei ampliar minha produção e também vender para as pessoas da cidade”. Já a secretária de agricultura, Patrícia Rocha, reforça sobre a importância da parceria que vem para somar. “Com os kits de irrigação, eles vão aumentar a produção e a qualidade dos alimentos que vem sendo direcionados para a merenda escolar. Também estamos trabalhando para que eles vendam, futuramente, para grandes empreendimentos rurais do nosso município”, afirma.

Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, a intenção é fomentar o pequeno agricultor a formar uma base econômica sólida. “Os projetos de irrigação contam com o apoio dos governos municipais que detêm as informações de quem de fato precisa desse auxílio. A Abapa entra com os recursos e as prefeituras com a assistência técnica. Estamos pensando em longo prazo e queremos, daqui para frente, contemplar um maior número de famílias”, relata. Em fevereiro deste ano, a Abapa também beneficiou cinco famílias da zona rural de Correntina e três em Cocos, no Oeste da Bahia.

O projeto iniciado em 2014, já beneficiou cerca de 200 famílias no Oeste e Sudoeste baianos, que já conseguiram desenvolver atividades econômicas e crescer através do suporte técnico da Abapa. Para este ano, segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, ao longo desta safra 2019/20 foi investido um montante de R$ 500 mil para a aquisição de materiais de irrigação com recursos dos produtores de algodão através do Fundeagro. “Queremos continuar alavancando o potencial do pequeno agricultor e apoiar as famílias de comunidades rurais, valorizando aqueles que busca crescimento através do trabalho no campo”, conclui.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br