Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas anunciou o que chamou de “retomada do transporte ferroviário” com a concessão de três novas ferrovias. Entre elas está a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), uma linha de integração entre Caetité e Ilhéus para março. “Com essas ações, a participação do modal ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025”, afirmou o ministro.
Os agricultores baianos, por meio do Programa “Patrulha Mecanizada”, coordenado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) recuperaram ao longo do último ano cerca de 250 km de estradas. Destaque para o trecho entre as cidades de Cocos (BA) e Mambaí (GO), finalizado em agosto, que garantiu melhor trafegabilidade no trecho e reduziu cerca de 200 km para acessar a BR-020.
A supersafra de 2017/18 refletiu também no repasse de recursos para o Fundo para Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Os produtores rurais destinaram R$ 1,2 milhão para financiar novos projetos nas instituições sociais da região oeste da Bahia.
Com 80 anos recém-completados, Correntina, no Oeste da Bahia, surgiu de uma vila usada como ponto de apoio para os bandeirantes que no século XVIII trilhavam o caminho do ouro no coração do Brasil. A cidade, que até os anos 80 possuía uma economia mediana movimentada, basicamente, por plantações de eucalipto e pela agricultura familiar, tem se reinventado economicamente graças ao seu Distrito de Rosário, que fica a 200 quilômetros da sede do município e está localizado na promissora Rota da Soja.
Desde que nasceu, há 80 anos, no povoado Taboa, em Baianópolis, a 817 quilômetros de Salvador, no Oeste baiano, a aposentada Roulina Dina de Souza é testemunha do sofrimento das comunidades que vivem ao longo da BA-430, rodovia que em vários dos seus trechos, não tem pavimentação e em 2015 passou para a jurisdição do Governo Federal.
O lançamento da Agenda Territorial da Bahia para os municípios das Bacias do Rio Grande e Rio Corrente superou todas as expectativas. Estiveram presentes mais de 500 pessoas, lotando completamente o auditório do Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras.
O secretário de Planejamento do Estado da Bahia convida a população em geral para o lançamento da Agenda Territorial da Bahia (AG-TER), a ser realizado em Barreiras, Oeste da Bahia, no próximo dia 27 de março.
O principal assunto da reunião foi o Colégio da Polícia Militar de Barreiras, cujo processo de implantação já está quase concluído, com previsão de começar a funcionar no segundo semestre deste ano.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) firmou nesta segunda-feira, 05, um novo convênio de cooperação técnica com o Centro Territorial de Ensino Profissional (Cetep) da Bacia do Rio Grande, sediado em Barreiras. O objetivo é levar ao intercâmbio das atividades desenvolvidas pelos produtores de algodão no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães, para garantir acesso dos estudantes do ensino profissionalizante em todo o oeste da Bahia.
A atividade agrícola, que impulsiona o desenvolvimento no oeste da Bahia, ganhou reforço para o escoamento da produção. Na manhã desta sexta-feira, 23, o governador Rui Costa esteve no município de Luís Eduardo Magalhães, onde assinou ordem de serviço para recuperação de 280 quilômetros de rodovias.