Bahia Farm Show 2024 debate a preservação e uso sustentável dos recursos hídricos durante fórum de abertura
  • Compartilhe:

Evento, que será televisionado e transmitido nas redes sociais, vai trazer os resultados preliminares do Programa de Monitoramento Hídrico do Aquífero Urucuia, que vem sendo desenvolvido pelos produtores rurais do oeste da Bahia

Fonte Araticum Assessoria

Importante campo no debate de temas relacionados ao desenvolvimento do agronegócio nacional, a Bahia Farm Show 2024 iniciará a programação oficial de palestras na próxima terça-feira, 11, às 16h, com o tradicional Fórum de Abertura, que trará como tema o “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”. O tema vai focar no Estudo do Potencial Hídrico que vem sendo desenvolvidos pelos produtores rurais, por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para entender a dinâmica do Aquífero Urucuia, por meio de medições e monitoramento em tempo real, e que futuramente vai permitir, maior segurança para a agricultura irrigada e para os múltiplos usos.

O evento, que será televisionado e transmitido pelas redes sociais da Bahia Farm Show, vai trazer para o debate nomes ligados ao tema, como o pesquisador Dr. Everardo Mantovani, da UFV; o pesquisador e gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, Amilton Cardoso; e o produtor rural Júlio Busato. A mediação e apresentação serão dos jornalistas do agro, Giovani Ferreira e Carla Letícia. Para o presidente da Aiba e da Bahia Farm, Odacil Ranzi, que também integrará a mesa de debates, a escolha do tema demonstra a dedicação e o apreço que os produtores rurais baianos possuem pela temática ambiental. “Esta é uma iniciativa inédita em todo o Brasil, e temos muito orgulho em compartilhar o andamento deste estudo dentro da Bahia Farm. O sistema de monitoramento hídrico será uma ferramenta fundamental para a melhor gestão dos recursos hídricos da região e para otimizar o uso da água na produção de alimentos”, afirma.

O Fórum de abertura da Bahia Farm Show vai atualizar sobre o andamento do projeto que está atualmente em sua terceira etapa, e contempla o Programa de Monitoramento dos Mananciais Hídricos Superficiais e Subterrâneos, por meio de um sistema para acompanhar em tempo real o comportamento dos corpos hídricos da região oeste da Bahia. O Aquífero Urucuia compreende um manancial hídrico subterrâneo situado em sua maior parte no Oeste da Bahia, mas que abrange também os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. O aquífero é uma fonte significativa de água doce, responsável pela formação perene dos rios Grande e Corrente e seus afluentes, bastante influentes nas bacias hidrográficas da região contribuindo com a vazão do Rio São Francisco.

Programação – Nesta edição, a solenidade de abertura oficial, com autoridades representantes do setor agrícola, será realizada na segunda-feira, 10, um dia antes do início da feira, que ficará aberta para a visitação entre os dias 11 e 15 de junho. Na programação, também estão previstos o lançamento do Plano ABC + Bahia (2020 – 2030), palestras sobre agricultura sustentável, pesquisa, transição energética e governança. Além da exposição de máquinas e implementos agrícolas, a feira agrícola vai contar ainda com atividades como leilão de gado de corte e de leite, demonstração de produtos e de pesquisas, treinamentos e oficinas do setor agrícola, demonstração de tecnologias para eficiência na irrigação e espaço destinado para a comercialização de produtos da agricultura familiar. A programação pode ser conferida em: https://bahiafarmshow.com.br/palestras-e-programacao/

Jornal Nova Fronteira