Vem aí do Pequi de Ouro 2015
  • Compartilhe:

Acontece no próximo dia 02, a partir das 19h30, a entrega festiva do “Pequi de Ouro 2015”, em homenagem às pessoas que lutam pela defesa do bioma Cerrado na bacia do Rio Grande.

pequi

Acontece no próximo dia 02, a partir das 19h30, a entrega festiva do “Pequi de Ouro 2015”, em homenagem às pessoas que lutam pela defesa do bioma Cerrado na bacia do Rio Grande. O evento será realizado no “Espaço Ecológico Lavoisier”, Loteamento António Geraldo (“Rua do SAMÚ”) em Barreiras. Haverá apresentações culturais, música da terra ao vivo, forró, e, como brinde especial, uma galinhada com pequi.

O Cerrado baiano é região campeã em desmatamento e retirada de água para fins econômicos. As consequências sócio-ambientais são drásticas, como o rebaixamento do nível do aqüífero Urucuia, bem como a extinção das nascentes, brejos, riachos, rios e lagoas. Isso tudo tem favorecido o encolhimento da biodiversidade e o êxodo rural de pessoas das comunidades tradicionais, terminando com sua cultura e sabedoria geraizeira.

Preocupado com o avanço desenfreado da agressão ao meio ambiente, a Agência 10envolvimento, comemorando 11 anos de militância sócio-ambiental na bacia do Rio Grande, promove mais uma homenagem às pessoas e organizações que lutam pela preservação do bioma Cerrado e pelas comunidades tradicionais no “Gerais”.

Sendo o “pequi” um dos mais populares frutos do Cerrado, nada mais justo do que entregar um “Pequi de Ouro” como sinal de reconhecimento das lutas e paixões pelo bioma.

Os homenageados do “Pequi de Ouro 2015” serão:

Daniel Melo Barreto – Ambientalista do Conselho de Entidades Sócio–Ambientais da Bahia – COESA, pela defesa do Cerrado baiano em colegiados regionais, estaduais e nacionais.
Deusdete Souza Santiago – Empresário e ambientalista, pela criação da “Fundação Mundo Lindo Meio Ambiente”.

Lindaura Rodrigues da Silva – Pequena produtora e líder comunitária no Sítio da Barriguda,  pela incansável militância em prol de nascentes, matas e do povo geraiseiro.

Miguel Souza Neto – Assentado do Projeto de Reforma Agrária “Rio Branco”, pelo protagonismo e pela criatividade na defesa da vida no bioma Cerrado.

Miram Hermes – Jornalista do Jornal “A Tarde”, pela constante atenção ao quadro sócio-ambiental na Bacia do Rio Grande.

Valney Dias Rigonato – Professor de Geografia da Universidade Federal do Oeste Baiano, pelas pesquisas e projetos voltados à causa geraiseira.

Vera Regina Machado Trindade – Advogada, pela defesa de comunidades tradicionais nos conflitos de terra no Oeste Baiano.

Jornal Nova Fronteira