Vai começar o Campeonato Intermunicipal 2015
  • Compartilhe:

Considerado o maior campeonato de futebol amador do país, o Intermunicipal de Seleções da Bahia está de volta.

paratinga

Ely Pacheco | Foto Zé Legal

Considerado o maior campeonato de futebol amador do país, o Intermunicipal de Seleções da Bahia está de volta. No sábado, 1º de agosto, a Federação Bahiana de Futebol realizou o congresso em Salvador, que definiu o regulamento e tabela da competição que neste ano de 2015 terá a participação de 66 seleções de várias regiões do estado, principalmente do sul, sudoeste e recôncavo.

O congresso teve a participação de representantes de Ligas do interior e autoridades do esporte como o presidente da FBF Ednaldo Rodrigues. De Paratinga estavam presentes o presidente e vice-presidente da Liga, Silvino Carinhanha e Murilo Sodré respectivamente. O vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Marcos Alecrim representou o seu município.

O campeonato deste ano fará uma homenagem ao compositor e cantor baiano Tom Zé. No ano passado a homenagem foi para Júnior Nagata, ex-jogador que atuou por vários clubes brasileiros e é um dos nomes revelados no intermunicipal ao lado de Bobô, Edilson Capetinha, Neto Berola, Claudir, Jorge Valença e entre outros. O campeonato que começa no próximo dia 09, terá 290 jogos e tem a sua final prevista para o dia 6 de dezembro.

As 66 equipes serão divididas na primeira fase em 18 grupos, sendo 12 grupos de 4 equipes e 6 grupos de 3 seleções. Nesta fase os grupos serão regionalizados, com jogos de ida e volta que vão até o dia 13 de setembro. Daí seguem as classificadas durante sete fases até a grande final.

Das 66 seleções que irão disputar o título deste ano, algumas se destacam pela sua história de conquistas. Itabuna e Cachoeira tem oito títulos cada uma, enquanto Conceição do Coité tem quatro troféus de campeã.

Houve um decréscimo no número de participantes em relação ao ano passado quando 80 equipes estiveram presentes. Algumas Ligas alegaram falta de recursos e de apoio das Prefeituras. Para o ano de 2016, a FBF espera um número maior de seleções já que várias e tradicionais participantes estarão de fora neste ano a exemplo da seleção de Itajuípe. Outras estão com seus estádios em reforma como Araci, Barreiras, Guanambi, Jacobina, Jequié, Poções e Vitória da Conquista.

A abertura da competição será na cidade de Cachoeira (atual campeã), dia 9 ás 10h30, no confronto com a cidade vizinha de São Félix. Os demais jogos da primeira rodada serão todos às 15h. A seleção de Paratinga, que manteve praticamente o mesmo elenco do ano passado, já treina há quatro semanas, visando a estreia na competição que acontecerá neste domingo dia 09, quando receberá em seus domínios a seleção de Luís Eduardo Magalhães, mesmo adversário do jogo de estreia do ano passado. Paratinga está no grupo 15 com Macaúbas e LEM. Depois da partida em casa contra LEM, a seleção de Paratinga irá no dia 16 a Macaúbas, depois folga em dois domingos seguidos (23 e 30), voltando a atuar no dia 6 de setembro em seus domínios quando receberá Macaúbas, encerrando sua participação na primeira fase no dia 13 de setembro, quando irá a Luís Eduardo Magalhães. É grande a confiança e a expectativa entre dirigentes, torcedores e atletas que acreditam numa campanha ainda melhor que a do ano passado, quando em 10 partidas o selecionado paratinguense obteve seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Jornal Nova Fronteira