UPB: Ricardo Machado e Terence Lessa disputam apoio de Rui e do PT; Eures Ribeiro corre por fora
  • Compartilhe:

São fortes os rumores de que o PT terá candidato próprio à presidência da União das Prefeitura da Bahia (UPB) para o biênio 2015/16 e entre os nomes que despontam internamente e que já dividem o partido

terence1

Por João Néris DRT 4145/BA

São fortes os rumores de que o PT terá candidato próprio à presidência da União das Prefeitura da Bahia (UPB) para o biênio 2015/16 e entre os nomes que despontam internamente e que já dividem o partido são os do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, no Recôncavo e o do prefeito de Ibotirama, Terence Lessa, no médio São Francisco baiano. No entanto, já se comenta nos bastidores que se não conseguir estabelecer um consenso no partido pode optar por um meio termo e neste caso a escolha seria pelo nome do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que apesar de pertencer ao Partido Verde tem sido um forte aliado do PT no Estado da Bahia.

Tudo indica que o anúncio antecipado da atual presidente da UPB, Maria Quitéria de que seria candidata à reeleição não foi bem recebido por grande parte dos prefeitos da base aliada que espera uma gestão mais firme em defesa do municipalismo.

O prefeito de Santo Amaro também contrariando alguns líderes do PT já se adiantou e confirmou a sua candidatura. Já o prefeito de Ibotirama quando perguntado tem negado aos jornalistas, diz que prefere esperar uma posição oficial do seu partido (PT) e do futuro governador Rui Costa, mas nos bastidores é um dos que mais tem se movimentado, reunindo com prefeitos, secretários e deputados em busca de apoio. O prefeito de Bom Jesus da Lapa, além da boa relação com o governador Rui Costa, é amigo próximo do prefeito de Ibotirama com quem está sempre alinhado.

Diferentemente do atual governador Jaques Wagner que procurou não se envolver tanto nas últimas eleições da UPB, Rui terá de intervir diretamente neste processo, para que a base aliada não se divida tanto e um candidato da oposição não se fortaleça, uma vez que todos os nomes envolvidos são excelentes articuladores e possuem muita força política em suas regiões.

Jornal Nova Fronteira